Comitiva agrícola da China chega para extensa agenda de atividades no MA
O Maranhão receberá, nesta sexta-feira (26), o uma comitiva agrícola da China para uma série de atividades no Estado. A delegação será recebida pelo governador em exercício, Felipe Camarão, pelo chefe da Casa Civil Sebastião Madeira, pelo secretário de Estado da Agricultura Familiar do Maranhão (SAF), Bira do Pindaré, o adjunto de Organização da Produção, Ricarte Almeida, além de outros secretários de Estado e representantes de instituições do segmento da agricultura familiar no Maranhão, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Maranhão (Fetaema).
A comitiva chinesa será liderada pela coordenadora do Projeto de Testagem das Máquinas Chinesas, professora doutora Yang Minli. Também estarão presentes o diretor da Faculdade de Engenharia da Universidade Agrícola da China, professor doutor Zhenghe Song; o representante da Lovol, fabricante chinesa de máquinas agrícolas, sr. Xia Junchen, e mais dois membros da equipe da Associação Internacional para Cooperação Popular (IAPC). A visita tem como objetivo potencializar a produção de alimentos saudáveis pela agricultura familiar e fortalecer a cooperação internacional na área agrícola no Maranhão.
A visita terá início em São Luís, onde acontecem reuniões com representantes do Governo do Estado. No sábado (27), as atividades se concentrarão no Acampamento Cristina Alves, localizado no município de Itapecuru Mirim – MA. Desde 30 de abril deste ano, o local está sendo palco da testagem de duas colheitadeiras chinesas, focadas na colheita de arroz. As duas máquinas colheitadeiras chegaram ao Maranhão após a assinatura de um Memorando de Entendimento entre o Consórcio Nordeste, a Universidade Agrícola da China, a Associação de Fabricantes de Máquinas Agrícolas da China e a Associação Internacional para Cooperação Popular.
Durante a visita, a comitiva participará das celebrações de 17 anos da Reforma Agrária Popular no Assentamento Cristina Alves e dos 40 anos do MST.
Foto: Divulgação