terça-feira, 3 de setembro de 2024

Equatorial Maranhão alerta para os cuidados com a energia elétrica em áreas rurais

Trabalhadores do campo estão em 3° lugar no ranking de vítimas fatais por choques elétricos


Durante o último mês, a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (ABRADEE), promoveu a 18ª Campanha Nacional de Segurança para a Prevenção de Acidentes com a Rede Elétrica, chamada “Agosto Vermelho”. Com o slogan “Luz, prevenção, ação! Juntos pela nossa segurança com a rede elétrica”, a ação também contou com o apoio da Equatorial Maranhão, que reforçou práticas de segurança com energia ao longo do ano.

Segundo a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (ABRACOPEL), as áreas rurais e naturais ocupam o 3° lugar no ranking de acidentes com choque elétrico por local, em 2023. Ainda de acordo o levantamento, os trabalhadores rurais e agrícolas estão em 3° lugar no número de vítimas fatais por choques elétricos.
 
Pensando nisso, a Equatorial Maranhão destaca alguns cuidados que devem ser tomados, principalmente em áreas rurais:
 
Em caso de acidente com o trator envolvendo a rede elétrica, acione imediatamente a Equatorial Maranhão, na Central 116. O ideal é só descer do veículo depois que a rede estiver desligada;

Atenção ao passar com o trator ou colheitadeiras perto da rede elétrica porque, em caso de proximidade ou contato com a rede, uma descarga elétrica pode ser fatal. 

Torres, postes e os cabos de aço de estai do poste, demandam atenção para quem utiliza veículos e máquinas nas áreas de colheita. Fique sempre atento e mantenha uma distância segura;

Cuidado ao manobrar qualquer tipo de veículo ou equipamento com as hastes levantadas, ou quando bascular a caçamba do caminhão, mantenha sempre distância da rede, evite acidente;

Na irrigação, nunca direcione os jatos de água para a rede elétrica. 
 
Para o Executivo de Segurança da Equatorial Maranhão, Gabriel Vieira, árvores em contato com a rede elétrica também oferece risco de acidentes em áreas rurais e comprometem o fornecimento de energia elétrica. “É importante adotar medidas de segurança para evitar que os galhos toquem a rede elétrica. Sempre busque profissional habilitado para realizar a poda, em casos de árvores em propriedades particulares. Não realize podas em dias de chuva, pois, além do risco envolvendo a eletricidade e até possíveis descargas atmosféricas, os ventos fortes podem causar a queda da árvore e fazer com que os galhos se aproximem da rede. Mantenha uma distância segura da rede elétrica durante a realização da atividade. Tome cuidado também para que os galhos cortados não caiam sobre a rede. Ao plantar novas árvores de grande porte, escolha locais distantes da rede elétrica. Esses cuidados são importantes, previnem acidentes e outros transtornos”, ressaltou o executivo.
 
A Equatorial Maranhão destaca ainda que está à disposição de todos os clientes em seus canais de atendimento e que, em casos de galhos caídos ou apoiados na rede elétrica, a Distribuidora deve ser acionada por meio do site www.equatorialenergia.com.br, com a Clara, no WhatsApp (98) 2055-0116, pela Central de Atendimento 116 ou ainda nos postos de atendimento presenciais.
 
Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão.