quarta-feira, 13 de novembro de 2024

Prefeitura de Caxias segue com ornamentação da cidade e fará abertura do Natal Iluminado em 22 de novembro 

A Prefeitura de Caxias já está preparando a ornamentação do Natal Iluminado de Caxias. Os trabalhos estão na montagem de arcos na Avenida Senador Alexandre Costa, que está recebendo iluminação padronizada. Os trabalho segue para deixar a estrutura pronta antes da abertura, que deve acontecer no próximo dia 22 de novembro.

Um outro espaço que está recebendo a iluminação especial é o Morro do Alecrim. Uma grande arvore de Natal já foi preparada na Praça Duque de Caxias em frente ao Memorial da Balaiada. Também em frente ao Memorial da Balaiada, a Rua das Sombrinhas está recebendo iluminação especial. Célia Chaves, secretária adjunta de Cultura, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico destaca que o local será um dos mais belos da cidade.

“Estamos preparando o Natal mais bonito desses 8 anos. A Rua das Sombrinhas terá iluminação especial e toda Caxias. O que podemos dizer é que estamos esperando vocês com atrações belíssimas para agradar os turísticas e caxienses”, disse Célia Chaves, secretária adjunta de Cultura, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

Na Rua das Sombrinhas, todas as 1474 sombrinhas estão sendo substituídas por novas, dando um visual ainda mais belo. Outros locais da cidade, praças, prédios públicos e logradouros, também estão sendo transformados para tornar Caxias uma das cidades mais iluminadas do Nordeste, no Natal Iluminado.

Este ano o Portal de entrada da cidade, que também será entregue este mês, receberá iluminação especial. Além dele, no Mirante haverá um túnel de luzes passando por baixo da passarela e um painel de led com mensagens.

Na Avenida Alexandre Costa a decoração fica por conta dos grandes arcos com luzes e na Praça da Pantheon haverá arcos e as árvores de Natal gigantes. Recebem iluminação também outros pontos da cidade, com destaque para as demais praças.

Esse é um evento que já faz parte do calendário da cidade e que movimenta a cultura, o turismo e o comércio. Temos orgulho de participar mais uma vez com a montagem da estrutura e convidamos a todas as famílias caxienses a se fazerem presentes nesta linda festa“, destaca o secretário de infraestrutura Murilo Novais.

O Natal Iluminado é promovido pela Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico e conta com o apoio das secretarias municipais de Infraestrutura, Adjunta de Urbanismo, Secretaria Municipal de Transportes, Limpeza, Trabalho, Governo, Adjunta de Obras, Assistência e Desenvolvimento Social, Mulher, Educação, Ciência e Tecnologia (Semect); Meio Ambiente e Defesa Civil, Segurança (Guarda Municipal), Ouvidoria, Secretarias de Governo e Articulação Política, Assessoria de Comunicação (ASCOM), dentre outros setores.



Bolsonaro diz que será candidato até "morte politica ser para valer" 

Em entrevista ao Metrópoles, Bolsonaro (foto) afirmou que acredita que poderá reverter sua inelegibilidade na Justiça ou no Congresso. De acordo com o ex-presidente, a esperança de que o Legislativo possa ajuda-lo está relacionada aos “ventos da democracia”, que estão beneficiando a direita ao redor do globo, como nos Estados Unidos e Argentina.

“A resposta é a mesma: essa partícula ‘se, caso, talvez’ não existe. Eu sou candidato até que a minha morte política seja anunciada para valer. Eles não têm argumento para me tirar da política. A não ser o poder, a força de arbitrariedades contra a minha pessoa. Repito: qual a acusação contra mim? Que eu fiz de errado para não disputar uma eleição? E, se eu sou tão mal assim, deixa eu disputar para perder. É muito simples. Ou estão com medo da minha candidatura?”, declarou Bolsonaro.

O ex-presidente disse ainda que “não errou” nas situações que o tornaram inelegível, a participação em uma manifestação em 7 de setembro de 2022 e uma reunião com embaixadores em que criticou as urnas eletrônicas.

Bolsonaro comentou também sobre uma possível ajuda de Donald Trump nas eleições brasileiras de 2026, argumentando que o presidente eleito dos Estados Unidos se preocupa com o avanço da esquerda na América do Sul. Apesar de não estar dialogando com Trump atualmente, Bolsonaro disse que seu filho e deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) tem encabeçado as conversas com o republicano.

“Eu não tenho essa liberdade toda para conversar com ele, apesar de conhecer alguns assessores, que estão sendo pré-anunciados para compor seu gabinete. Mas acredito que ele tenha um interesse enorme no Brasil, pelo seu tamanho, pelas suas riquezas, pelo que representa o nosso povo. E como um país que realmente possa aqui, como exemplo, desequilibrar positivamente para a democracia, para a liberdade, toda a América do Sul. Então, ele vai investir no Brasil sim, no meu entender, no tocante a fazer valer os valores do seu povo, que é muito semelhante ao nosso. Que, através da liberdade expressão, nós possamos aqui sonhar e não mergulharmos mais ainda numa ditadura que se avizinha”, disse.

Anistia do 8 de Janeiro
Na entrevista, Bolsonaro também comentou sobre o adiamento da votação, na Câmara, do projeto que concede anistia aos condenados pelos atos golpistas do 8 de Janeiro de 2023, o chamado PL da Anistia.

O ex-presidente admitiu que conversou com Arthur Lira (PP-AL) e concordou com a decisão do presidente da Câmara de tirar a proposta da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e mandá-la para uma comissão especial.

Após esse adiamento, Bolsonaro admitiu que o projeto não será aprovado em 2024. “Não vai ter tempo para isso. Mas não tínhamos alternativa”, pontuou, ressaltando que tinha dúvidas se o texto passaria no plenário da Câmara.

O ex-presidente também aproveitou o tema da anistia para defender as alianças que o PL tem fechado com partidos do Centrão para as eleições de presidente da Câmara e do Senado, com o aval dele.

Bolsonaro ressaltou que, em troca do apoio a Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), o PL negocia ficar com a 1ª vice-presidência do Senado. Pontuou, ainda, que esse cargo pode ajudar na aprovação do PL da Anistia.

“Nós podemos, numa ausência do Davi, caso ele se sinta, vamos supor, incomodado, numa ausência dele, o nosso vice bota em pauta a anistia, por exemplo”, declarou o ex-mandatário.

Confira AQUI

Operação desarticula esquema envolvendo empresas fantasmas, prefeituras e câmaras municipais 

Uma operação realizada pela Polícia Civil nesta terça-feira (12), investiga um esquema de corrupção que teria desviado verbas públicas junto a Prefeituras e Câmaras Municipais no Maranhão.

A ação, deflagrada pela Superintendência Estadual de Combate à Corrupção (Seccor), realizou buscas autorizadas pela Justiça Estadual, em vários endereços, localizados em São Luís e no interior do Estado.

A investigação apura a suposta atuação de uma associação criminosa, que envolveria empresas fantasmas, voltada a fraudar licitações e desviar verbas públicas.

Na operação desta terça-feira, foram arrecadados grande volume de documentos, computadores, celulares, HDs e demais objetos que serão periciados e minuciosamente analisados pela equipe de investigação.

O esquema
Conforme as investigações, que tramitam em sigilo de Justiça, o esquema consistia na utilização, pelo grupo criminoso, de sucessivas empresas de “fachada” e “laranjas”.

As organizações fantasmas eram montadas para participar de licitações, com a finalidade de obter, indevidamente, inclusive mediante documentos falsos, contratos com diversas prefeituras e câmaras municipais.

Em regra, os contratos obtidos pelas empresas eram para um suposto fornecimento de bens de consumo.

Além disso, foi verificado a emissão de “notas frias”, dada a indicação preliminar de que existiriam vendas documentadas em maior escala do que as compras antecedentes.

As atividades da associação criminosa foram percebidas em diversos municípios. A partir dessa percepção, o trabalho da Policia consistirá em verificar o eventual envolvimento de servidores públicos no esquema.

Empresas e entes públicos
Segundo a delegada Katrine Chaves, superintendente da Seccor, o esquema envolveu sete empresas e mais de 30 entes públicos, entre prefeituras e câmaras municipais em todo o estado.

“A principal atividade criminosa deles era criar empresas fantasmas para participar de licitações com mais de 30 entes públicos em todo o estado”, pontuou a delegada.

“As sete empresas concorriam entre si e sempre uma delas saía vencedora, frustrando o caráter competitivo do certame e firmava contrato com o ente público”, completou a superintendente da Seccor.

Bloqueios
A Justiça decretou o bloqueio de mais de R$ 3 milhões do patrimônio de investigados, diante do prejuízo estimado ao erário. O valor poderá ser revertido aos cofres públicos em caso de condenação.

As investigações seguem curso, visando ao levantamento de novos elementos, que identifiquem, com maior amplitude, fraudes em licitações e atos de corrupção, e seus participantes.

Blog do Neto Ferreira 

Gentil Neto segue anunciando secretariado, com perfil altamente técnico e presença marcante de mulheres 

O prefeito eleito de Caxias, Gentil Neto (PP) já anunciou seis nomes do secretariado da sua futura gestão, que terá início em 1º de janeiro de 2025. Todos os auxiliares escolhidos têm perfil técnico para atuar com eficiência em suas respectivas áreas, incluindo duas mulheres, que fortalecem a presença feminina na administração municipal.

Depois de anunciar, na última segunda-feira (11), o graduado em Gestão Pública Othon Luiz Machado Maranhão para a Secretaria Municipal de Administração, Finanças, Planejamento e Gestão Fazendária e o engenheiro mecânico Evimar Jean Costa Barbosa para o cargo de diretor-administrativo do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Gentil Neto divulgou outros quatro nomes nessa terça-feira (12), reafirmando o seu compromisso de montar uma equipe altamente qualificada para ajudá-lo a governar Caxias.

Para a sua chefia de Gabinete, o prefeito eleito anunciou a bacharel em Ciências Contábeis Merandulina Bezerra de Castro. Com vasto currículo no setor privado e no serviço público, ela já atuou como administradora da JM Engenharia e Serviços Gráficos, como secretário municipal de Planejamento e Administração, já prestou serviço na coo do Fundo Municipal de Saúde de Caxias foi assessora especial da Gerência de Desenvolvimento do Governo do Estado no município de Pedreiras.

Para a Chefia do Cerimonial da Prefeitura de Caxias, Gentil Neto escolheu a engenheira agrônoma Fabiana de Jesus Reis Assunção Pereira, certificada em vários cursos nas áreas de eventos, cerimonial, gastronimi e decoração. Fabiana acumula experiência de mais de 30 anos em eventos particulares, corporativos e públicos.

O procurador-geral do Município na gestão de Gentil Neto será o advogado James Lobo de Oliveira Lima. Formado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e pós-graduado em Direito Municipal, Direito Eleitoral e Controle Interno da Administração Pública, James Lobo já exerceu os cargos de assessor especial da Procuradoria-Geral de Caxias e controlador-geral de Caxias. Atualmente, é chefe da Controladoria-Geral de Coroatá. Atua também como palestrante e escritor de livros jurídicos.

Gentil Neto anunciou, ainda, Isaías José da Silva Neto para o cargo de controlador-geral do Município. Formado em Direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e em Ciências Contábeis pela Universidade Anhanguera, é pós-graduado em MBA em Gestão Pública pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp) e em Licitações Públicas e Contratos Administrativos pela Escola Superior de Controle Externo (ESCEX) do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA). Atua como advogado (OAB/MA nº 14.617) e como contador (CRC/MA nº 15.595/0-9) e é sócio de escritório de advocacia e contabilidade, prestando assessoria nas áreas de controle interno e gestão pública.

O prefeito eleito de Caxias, deve dar continuidade ao anúncio do seu secretário nesta quarta-feira (13), reforçou o caráter estritamente técnico dos nomes que ocuparão as pastas da administração municipal e destacou a participação feminina na equipe. “Estamos prontos para um futuro de conquistas”, assinalou Gentil Neto. “No meu governo, as mulheres têm vez e voz”, complementou.

terça-feira, 12 de novembro de 2024

VIDEO: Caso de possível corrupção na OAB-MA para beneficiar Dr. Kaio Saraiva nas eleições de 2024 é denunciado no MPF e PF

Nesta terça-feira (12) foi um dia emblemático para advocacia maranhense, um possível caso de corrupç0ão na OAB-MA, foi denunciado pelo candidato à presidência, o advogado Dr. Marcelo de Carvalho. 

A denúncia tem como objeto um áudio do atual presidente da Caixa de Advogados do Maranhão, Dr. Ivaldo Prado, que também é candidato na chapa de reeleição de Dr. Kaio ao cargo de secretário geral adjunto e diretor de compliance. O diretor de compliance é responsável por garantir que a entidade esteja em conformidade com as leis, regulamentações, padrões éticos e de transparência. Ele é fundamental para a transparência e o bom andamento das atividades da entidade.

Porém, o que se ouve no áudio denunciado em nada se aproxima de uma postura dentro dos padrões legais e éticos. 

Veja a transcrição da fala abaixo: “minha amiga como lhe falei estamos em ano de eleição aqui, e estamos precisando de ajuda né? Recurso financeiro para fazer campanha. Queria para você vê aí se tem condição da gente colocar uma gordura nessas compras. Pra gente poder, vocês poderem passar a diferença para gente. Veja se é possível e me retorne por favor.”. (Veja vídeo acima e ouça o áudio na íntegra).

Em respeito à Advocacia maranhense e à integridade da OAB-MA, o Dr. Marcelo de Carvalho procurou a Comissão Eleitoral da OAB-MA e protocolou a denúncia (10.0000.2024.015275-4). Bem, como também, fez o requerimento de comunicação do fato para a Superintendência de Polícia Federal, e para o Ministério Público Federal. “Estamos estarrecidos...Esse áudio prova  uma corrupção, vamos denunciar e protocolar o pedido a Comissão a e o requerimento Policia Federal. Registramos nossa indignação e estaremos atentos às violações na OAB, e em defesa da OAB. “, enfatizou o advogado Dr. Marcelo de Carvalho acompanhado de integrantes da Chapa 2. 

Nos requerimentos protocolados foram pedidos a perícia técnica no áudio denunciado, além, das instaurações dos procedimentos investigativos competentes. Seguem todos os requerimentos (ver abaixo) da denúncia, e a Advocacia maranhense aguarda a adequada apuração.


Feirinha da Gente tem programação especial voltada ao Reggae e oitavas de final do concurso 'A Voz da Gente'  

Neste domingo (17), a Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, será especial para os amantes do Reggae. As atrações também já foram definidas: Nação Roots Vinil, Guilherme Fraga, Dj Laércio e Dj Zezinho Pedra.

CONCURSO ‘A VOZ DA GENTE’
A Feirinha também chega às oitavas de final do concurso ‘A Voz da Gente’, na 5ª edição do concurso, que visa revelar talentos da música caxiense. Venha conferir e torcer.

A Feirinha da Gente acontece na Praça Vespasiano Ramos, no Centro Histórico de Caxias (MA). Além das atrações musicais e artísticas, o público pode aproveitar uma variedade de produtos e serviços: café da manhã, comidas típicas, artesanato, produtos frescos da agricultura familiar, drinks e almoço. O evento também oferece serviços de saúde na Barraca da Saúde, com atendimentos realizados por profissionais das Unidades Básicas de Saúde, que participam todos os domingos.

FEIRINHA DA GENTE
A Feirinha da Gente é um espaço que promove o empreendedorismo e a cultura em Caxias (MA). Ela é organizada pela Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, com o apoio de outras secretarias e órgãos municipais: Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca, Abastecimento e Agronegócio; Secretaria Municipal de Saúde; Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres; Assessoria de Comunicação (ASCOM); Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social; Secretaria Municipal de Segurança Pública (Guarda Municipal); Secretaria Municipal de Infraestrutura (Adjunta de Transportes e Urbanismo); Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT); Corpo de Bombeiros; Bombeiros Civis; Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE); e Associação dos Artesãos de Caxias.

Quatro deputados do Maranhão assinaram PEC do fim da jornada 6x1  

Até o momento, quatro deputados da bancada maranhense no Congresso Nacional já assinaram a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que propõe o fim da escala de seis dias de trabalho para uma folga semanal.

Pedro Lucas Fernandes assinou nesta segunda-feira (11). Antes, já haviam assinado. Rubens Júnior (PT), Márcio Jerry (PCdoB) e Duarte Júnior (PSB).

“Assinei hoje o apoio à PEC que discute a redução da escala 6×1. Acredito que seja salutar que o Congresso debata sobre o tema e que estejamos atentos às demandas da sociedade”, afirmou Pedro Lucas.

Na Câmara a PEC já conta com 134 assinaturas de todos os estados do país. A maior parte desse quórum é do PT (67), seguido por PSOL (13) e União Brasil (8).

A PEC foi apresentada pela deputada Érika Hilton (PSOL-SP), a proposta precisa ainda de mais 37 apoios.

Prefeito eleito de Caxias, Gentil Neto, anuncia mais um membro da sua equipe de gestão 

O prefeito eleito de Caxias, Gentil Neto (PP), anunciou, na noite desta segunda-feira (11), mais um membro da sua equipe de gestão. O segundo auxiliar divulgado é Evimar Jean Costa Barbosa, que será nomeado diretor-administrativo do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), órgão responsável pelo abastecimento de água e pelo saneamento no município.

Evimar Barbosa é formado em Engenharia Mecânica e pós-graduado em Engenharia de Saneamento Básico e Ambiental. Já exerceu as funções de coordenador de Produção e coordenador de Engenharia, diretor Operacional e diretor Administrativo-Financeiro do SAAE Caxias (2010-2016). Também já atuou como diretor-geral do SAAE do município de Codó (2017-2020).

Ao escolher o engenheiro para dirigir o SAAE, o futuro prefeito confirma o perfil técnico do seu secretariado. “Em 2025, juntos, somos um só, unidos por uma Caxias melhor!”, assinalou Gentil Neto.

segunda-feira, 11 de novembro de 2024

Caxias recebe nova clinica odontológica do Sesc 

Solenidade de lançamento acontece nesta terça-feira, dia 12

Desde o dia 1º de outubro, a população de Caxias e cidades vizinhas tem acesso aos serviços de saúde bucal oferecidos pelo Sesc, por meio da mais nova clínica odontológica da instituição, que funciona de terça a sextas-feiras das 15h às 19h e aos sábados das 9h às 13h, no Caxias Shopping, piso térreo, loja 90. Marcando esta importante ação do Sistema Comércio no Maranhão, acontece nesta terça-feira, às 18h, solenidade de lançamento que contará com a presença do Presidente do Sistema Fecomércio/ Sesc/Senac, Maurício Feijó, e da Diretora Regional do Sesc, Rutineia Monteiro.

Com consultas a partir de R$ 22,00, para comerciários e dependentes e R$ 55,00 reais para o público em geral, a nova clínica odontológica do Sesc oferece uma diversidade de serviços. Entre eles, exame clínico, raspagem e polimento (limpeza dentária), restaurações, extrações, aplicação de flúor e orientações em higiene bucal. O agendamento das consultas e procedimentos é realizado no local ou por meio do telefone (99) 2221-0862 e para tal é necessário a apresentação do cartão Sesc.

A inauguração da mais nova clínica odontológica é uma das muitas iniciativas do Sesc, braço social do Sistema Fecomércio, em prol da promoção da saúde dos maranhenses. Graças a contribuição dos empresários do comércio, mantenedores do Serviço Social do Comércio, a instituição oportuniza em especial, ao trabalhador de baixa renda e seus familiares, o acesso a procedimentos de saúde bucal.

Odontologia do Sesc é referência de preço e qualidade

Conhecido por sua qualidade e acessibilidade de valores, o serviço de Saúde Bucal está no Sesc desde 1948. Hoje, sua estrutura conta com uma rede de aproximadamente 2.500 profissionais, entre cirurgiões-dentistas, técnicos e auxiliares de Saúde Bucal, que atuam nas clínicas odontológicas e unidades móveis do OdontoSesc. O trabalho da equipe de saúde bucal considera não somente aspectos clínicos, mas também informações específicas do cotidiano do paciente, como estilo e condições de vida. A partir disso, é sugerido ao paciente um conjunto de ações que promovem saúde, possibilitam o diagnóstico precoce dos problemas bucais e a identificação de seus fatores determinantes. 

Fonte Blog do Daniel Matos

Sarney defende apoio do MDB à reeleição de Lula 

O ex-presidente da República José Sarney discorda do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), sobre os rumos da sigla em 2026.

Se o chefe do Executivo paulistano acredita que seu partido deve marchar ao lado de Jair Bolsonaro e o candidato que ele indicar, como apontou em entrevista ao Estadão, Sarney defende o caminho oposto.

Para ele, a sigla não tem motivos para não apoiar a reeleição de Lula, que comanda um governo com três ministros da legenda. O emedebista se diz amigo pessoal do presidente e, em, conversa com o Estadão, rasga elogios ao aliado que um dia já foi adversário político.

Há alguns dias, em um artigo, o ex-presidente José Sarney escreveu sobre a longevidade do MDB. Em tempos nos quais muitas vezes a sobrevivência dos partidos políticos é efêmera, o Movimento Democrático Brasileiro é uma das mais antigas siglas do país. Foi depois das eleições estaduais de 1965 que, conta Sarney, ainda no governo do presidente Carlos Castelo Branco, após o Ato Institucional nº 2 decidiu-se criar dois partidos para abrigarem de um lado os governistas e de outro a oposição. E assim foi feito.

Fundou-se a Arena (Aliança Renovadora Nacional) e o MDB, conduzido por Ulysses Guimarães, que enfrentou a ditadura militar. “Não teria sido feita a transição democrática, em 1985, (que foi feita no meu governo que culminou com a eleição direta para presidente da República em 1989) e não haveria democracia no Brasil se não fosse o MDB”, diz Sarney, um dos políticos mais longevos do país (94 anos) numa conversa exclusiva por telefone ao Estadão.

Do Maranhão, onde passa parte do tempo, com a esposa dona Marly quando não está em Brasília, o ex-presidente acompanhou as eleições municipais em todo o País.

Comemorou o crescimento do MDB que elegeu 864 prefeitos (o primeiro em números de eleitores votantes, 27,9 milhões) e agradeceu ao presidente do partido, o deputado Baleia Rossi(SP), pelo trabalho durante o pleito.

“Ele foi incansável, excepcional”. Comentou a campanha de falta de modos e de desestabilização dos adversários feita pelo coach Pablo Marçal. E criticou o prefeito reeleito de São Paulo, Ricardo Nunes, que, embora emedebista, tenha se aliado ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e ao governador Tarcísio de Freiras (Republicanos). Sarney afirmou que irá trabalhar para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja reeleito em 2026, caso o petista resolva disputar mais um mandato.

Prefeito eleito de Caxias, Gentil Neto, anuncia primeiro nome do seu secretariado 

O prefeito eleito de Caxias, Gentil Neto, anunciou, no início da manhã desta segunda-feira (11), o primeiro nome do secretariado da sua futura gestão, que terá início em 1º de janeiro de 2025. Othon Luiz Machado Maranhão será o secretário municipal de Administração, Finanças, Planejamento e Gestão Fazendária.

Formado em Gestão Pública pelo Centro Universitário Estácio de Sá, pós-graduando em Licitações e Contratações Públicas pela Faculdade CERS e registrado no Conselho Federal de Administração sob o nº 3318/CRA/MA. Já atuou como presidente da Comissão Central de Licitações (CCL) e como secretário municipal de Governo.

O currículo do futuro secretário confirma o compromisso firmado por Gentil Neto de montar uma equipe técnica para auxiliá-lo na administração municipal em Caxias. “Com sua experiência dentro da gestão pública municipal, ele vai atuar com lealdade com o povo de Caxias”, afirmou Gentil Neto.

O prefeito eleito reforçou a todos que fiquem atentos às suas redes sociais, onde serão anunciados os novos nomes que farão a diferença para o bem-estar do povo.

Atuação conjunta combate fraudes no Ensino de Jovens e Adultos (EJA)  

As ações contra fraude na oferta de Educação para Jovens e Adultos (EJA) realizadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ministério Público Federal (MPF), Polícia Federal (PF) e Controladoria-Geral da União (CGU) começam a apresentar resultados positivos. No ano em curso, os dez municípios maranhenses nos quais foram desenvolvidas ações dessas instituições registraram, em média, queda de 50% no número de matrículas dessa modalidade de ensino.

Os órgãos de controle, para efeito de detecção das fraudes, levam em consideração o fato de os municípios receberem recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), todos os meses, para custear o EJA. Ao aumentar o número de matrículas, que são usadas como referência para os repasses, nos municípios conseguem mais verba. As auditorias e fiscalizações in loco realizadas pelas instituições identificaram que essa era a dinâmica das fraudes.

Os municípios de Altamira do Maranhão e São Bernardo apresentaram os maiores índices de redução na quantidade de matrículas do EJA, com quedas de 81% e de 67%, respectivamente, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Além destes municípios, apresentaram redução significativa na quantidade de matrículas do EJA os municípios de Bacuri (-61%), Satubinha (-52%), Pio XII (-51%), Serrano do Maranhão (-48%), Maranhãozinho (-47%), Igarapé do Meio (-34%), Zé Doca (-33) e Santa Quitéria do Maranhão (-22%).

Quando avaliados os números de todo o país, a média da redução de matrículas no EJA, comparada com os dados do ano passado, é de 11%. No Maranhão, a mesma comparação apresenta redução de 31%.

Ainda como parte das atividades de combate às fraudes no EJA, Ministério Público Federal cobra na Justiça R$ 900 milhões de dez cidades maranhenses onde os desvios foram identificados. A Justiça Federal já determinou bloqueios que somam R$ 150 milhões, o que impede as prefeituras de receber novos repasses do governo federal.

domingo, 10 de novembro de 2024

Prefeito de Afonso Cunha renuncia e antecipa fim do mandato 

O prefeito de Afonso Cunha, Arquimedes Bacelar, decidiu antecipar o fim do seu mandato.

Em carta encaminhada à Câmara Municipal, ele anunciou sua renúncia ao cargo de chefe do Executivo municipal.

Com isso, assume o vice-prefeito, Pedro Medeiros. Que elegeu-se em outubro para suceder o aliado.

Veja o comunicado:

sábado, 9 de novembro de 2024

Morre, aos 65 anos, Edmundo Araújo Coutinho, irmão mais novo do ex-prefeito Humberto Coutinho

Morreu, na noite dessa sexta-feira (8), o irmão mais novo do ex-prefeito de Caxias Humberto Coutinho, o advogado Edmundo Araújo Coutinho (foto), aos 65 anos. 

Segundo informações repassadas por amigos da família, Edmundo estava internado, seu quadro de saúde se agravou, e ele não resistiu, vindo a falecer.

O velório do corpo de Edmundo acontece desde ontem a noite na Funerária Renascer e na manhã deste sábado seguirá em cortejo fúnebre para o povoado Pedreira, município de Matões, onde ocorrerá o sepultamento no jazigo da família Coutinho. 

Aos familiares e amigos os nossos sentimentos. 

sexta-feira, 8 de novembro de 2024

Gentil Neto promete ser um governo de continuidade, mas melhorado 

Durante entrevista ao programa Ponto Final, da Rádio Mirante News FM (104,1), desta sexta-feira (8), o prefeito eleito de Caxias, Gentil Neto (PP), destacou que irá continuar o projeto de pavimentação no município que teve início na atual gestão.

“A gente tem intenção de continuar esse programa para se tornar o maior programa de pavimentação do interior do Estado do Maranhão, levando dignidade, qualidade de vida para muita gente. Vamos continuar fortalecendo a questão da iluminação pública e ampliando para povoados iluminação pública de led” afirmou Gentil Neto.

O atual prefeito da cidade caxiense, Fábio Gentil (PP), esteve presente na entrevista e falou sobre a trajetória do prefeito eleito.

“Gentil Neto, embora seja da minha família, seja meu sobrinho, ele procurou se preparar nesses 8 anos de gestão, para que ele pudesse absorver, se possível, uma oportunidade. Ele tem os méritos dele, ele fez o trabalho dele, ele teve a capacidade dele, a conquista dele e está se mostrando preparado”, disse Fábio Gentil.

A ideia, segundo os dois gestores, é um governo de continuidade, mas melhorado para os próximos quatro anos.

Gentil Neto comentou ainda que será o prefeito de todos os caxienses e que terá um bom relacionamento com a Câmara de Vereadores. O novo prefeito assegurou voto em Roberto Costa, prefeito eleito de Bacabal, na disputa pela FAMEM.

Já Fábio Gentil deixou em aberto seu futuro político para 2026, mas deixou a entender que será algo que englobará todo o Maranhão.

Clique aqui e ouça a entrevista na íntegra.

Fonte: Blog do Jorge Aragão

Em 2022, vinte secretários de Flavio Dino deixaram o governo para disputar as eleições 

Blog do Domingos Costa

Um movimento eleitoral comum presente em todas as eleições do Maranhão começou a ser polemizado nesta quinta-feira (07) por adversários do governador Carlos Brandão (PSB), que tentam desesperadamente criar intriga entre o Palácio dos Leões e a base aliada de deputados estaduais na Assembleia Legislativa.

Secretários de Estado disputarem cargos públicos, sobretudo, cadeira de deputado estadual e federal, é quase que uma tradição na política maranhense.

E em 2026 não será diferente, é obvio que diversos secretários tentarão ganhar mandato eletivo na próxima disputa eleitoral, seja na Câmara Federal, Assembleia Legislativa e/ou Senado.

Exemplo mais recente aconteceu nas eleições de 2022, quando nada menos que 20 (vinte) secretários do governo Flávio Dino concorreram a cargos eletivos.

Pela legislação, membros do Executivo precisam se afastar das funções a seis meses da eleição, para evitar abuso de poder econômico ou político durante corrida eleitoral, foi o que fizeram:

– Enos Ferreira – Secretaria Extraordinária de Relações Institucionais

– Francisco Gonçalves – Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular

– Genilson Roberto Alves da Silva – Secretaria do Trabalho e da Economia Solidária

– Luis Henrique de Sousa – Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca

– Márcio Jerry – Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano

– Júlio César Mendonça Corrêa – Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão – AGERP

– Jesuíno Cordeiro Mendes Júnior – Instituto de Colonização e Terras do Maranhão

– Felipe Camarão (Secretaria de Educação) – candidato a vice-governador

– Carlos Lula (Secretaria de Saúde) – candidato a deputado estadual

– Catulé Júnior (Secretaria de Turismo) – candidato a deputado estadual

– Jefferson Portela (Secretaria de Segurança Pública) – candidato a deputado federal

– Rogério Cafeteira (Secretaria de Esporte e Lazer) – candidato a deputado estadual

– Rodrigo Lago (Secretaria de Agricultura Familiar) – candidato a deputado estadual

– Francisco Nagib (Detran) – candidato a deputado estadual

– Clayton Noleto (Secretaria da Infraestrutura) – candidato a deputado federal

– Márcio Honnaiser (Secretaria de Desenvolvimento Social) – candidato a deputado federal

– Sérgio Delmiro (Secretaria de Agricultura Pecuária e Pesca) – candidato a deputado estadual

– Ana do Gás (Secretaria da Mulher) – candidata a deputada estadual