terça-feira, 30 de janeiro de 2024

Concurso Público em Aldeias Altas bate recorde com 10 mil candidatos inscritos e sucesso operacional

Com um número recorde de 10 mil candidatos inscritos, o concurso público em Aldeias Altas, realizado no último domingo, dia 28, foi um sucesso. A expressiva participação dos candidatos demonstrou o forte interesse em conquistar uma vaga na administração municipal da cidade.

O certame, conduzido sob a responsabilidade técnica e operacional do Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (IDIB), teve como objetivo o preenchimento de vagas em regime estatutário. Foram contemplados cargos de níveis superior, técnico e médio de escolaridade, contribuindo para o fortalecimento do quadro de pessoal da Prefeitura Municipal de Aldeias Altas.


A administração municipal proporcionou total apoio logístico ao processo, transformando o domingo em um dia especial para a cidade. O público recorde que compareceu em busca de estabilidade empregatícia e financeira também contribuiu para aquecer a economia local.

De acordo com informações fornecidas pela banca responsável pela execução do Concurso Público de Aldeias Altas, o número total de inscritos ultrapassou os 10 mil, com uma baixa abstenção correspondente a 20,96%. É digno de nota que o certame foi conduzido com transparência e rigorosa fiscalização, destacando-se como uma conquista significativa da atual administração no início do 4º ano da gestão de Kedson Lima.

 Caxias recebe passagem do Cerapió 2024

Caxias recebeu a passagem da 37ª edição do Rally Cerapió 2024, que faz parte do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country Regularidade – CBA e Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade – CBM, além da competição das bikes. O evento teve largada oficial em Caucaia (CE), passando pela Rota das Emoções pelos estados do Ceará e Piauí, prestigiando diversas cidades, vilas e povoados inseridas no roteiro. Caxias foi escolhida para estar no roteiro, onde a caravana fez uma parada para abastecimento dos veículos dos participantes.

“É uma prova que a gente carrega no coração. A inconstância que temos do tipo de terreno de Caxias, permitiu sermos campeões dessa prova. A gente se sente em casa, é o que gostamos de fazer. Tenho certeza que os pilotos gostaram do nosso tipo de terreno”, destaca Tino Castro, secretário municipal de Indústria, Tecnologia e Comércio (Semitec).

“É muito bom ser abraçado pela família e amigos. São mais de 1.100 km saindo do Ceará, passando pelo Piauí e Maranhão, é muito cansativo“, destaca Gilbran, participante do Rally Cerapió 2024.

“As trilhas aqui são de muita erosão, tem que saber administrar. É a primeira vez que participo, o importante é finalizar a prova”, destaca Vítor, participante do Rally Cerapió 2024.

São mais de mil km de aventura e muita adrenalina. Caxias foi preparada para recepcionar o evento, inclusive deixando a rede de saúde em alerta caso houvesse necessidade. A passagem por Caxias, também tem o objetivo de incentivar a prática esportiva.

“A busca é por superação pessoal, não precisa jogar ninguém para fora. É uma prova que todos que fazem regularidade tem o sonho de fazer. Eu estou aqui representando o Paraná”, frisa Juliano Muller, participante do Rally Cerapió 2024.

“Nossa equipe participa há 15 anos. Este ano estamos com 8 motos, temos grande chance de subir umas 4 categorias. Nós temos o suporte da categoria com caminhão. Saímos de Cumbuco, depois de 11 horas de prova chegamos a viço, depois paramos em Pedro II e finalizamos em Caxias”, destaca Gegean Neto, participante do Rally Cerapió 2024.

“Sou de Guaraciaba do Norte no Ceará. O que motiva a gente é rever os amigos de todos os estados. Já é a 3ª participação, e o que nos motiva é estar aqui presente, é muita coragem para deixar a família para vencer o desafio. É um evento muito bom, mas tem que ter consciência. Todo dia é uma superação diferente”, destaca Dionísio Soares, participante do Rally Cerapió 2024.

Definidos os adversários dos times maranhenses na Copa do Brasil 

Conhecidos os adversários dos três representantes maranhenses na Copa do Brasil 2024. Veja todos os confrontos aqui.

O Moto vai enfrentar o Bahia, em jogo no Castelão e a vantagem do empate é do time baiano. O vencedor deste confronto enfrenta na segunda fase Portuguesa Santista-SP ou Caxias-RS.

O Sampaio está no Grupo 7 e vai enfrentar na primeira fase o Humaitá, atual campeão do Acre. O jogo único será disputado em Rio Branco e o Sampaio tem a vantagem do empate.

O atual campeão maranhense, o MAC vai enfrentar o Ferroviário-CE, repetindo o mata-mata de acesso na Série D do ano passado. O confronto será no Estádio Castelão e o Ferroviário tem a vantagem do empate.

Como o Sampaio está no grupo 7 e o MAC no grupo 8, em caso de classificação das duas equipes teremos um inédito Samará na Copa do Brasil.

Os jogos na primeira fase serão disputados no dia 21 ou 28 de fevereiro. 

Foto: Divulgação

UTILIDADE PÚBLICA: Equatorial Maranhão promove mutirão de serviços gratuitos em São João do Sóter e mais três municípios do Maranhão

As cidades de São João do Sóter, Alcântara, Bom Jesus das Selvas e Estreito serão contempladas com a ação

Nos dias 30 e 31 deste mês de janeiro, diversas cidades do Maranhão serão contempladas com o Mutirão de Serviços "Pelo Cliente Todo Dia", um conjunto de ações oferecidas pela Equatorial Maranhão, com atendimentos gratuitos para a população. Os clientes poderão realizar cadastro e atualização na Tarifa Social de Energia Elétrica, negociar débitos com descontos especiais, trocar lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por novas de LED, trocar geladeiras e receber bônus na conta de energia por meio da troca de materiais recicláveis.

O Mutirão de Serviços será realizado simultaneamente nas cidades de São João do Sóter, Alcântara, Bom Jesus das Selvas e Estreito. Serão dois dias de ações gratuitas nesses municípios e de muitos benefícios às famílias maranhenses. Para participar das ações é necessário que o consumidor esteja com os seguintes documentos:

CPF, documento de identificação oficial com foto, ou ainda, o RANI (no caso de indígenas);

Número da conta contrato;

Número de identificação social – NIS e/ou o Código Familiar no Cadastro Único;

Número do Benefício – NB (em caso de família que possui Benefício de Prestação Continuada – BPC);

Relatório e atestado subscrito por profissional médico (em caso de famílias com uso continuado de aparelhos).

Em relação a troca de lâmpadas, é preciso que o titular da conta contrato tenha em mãos RG, CPF e a fatura de energia mais recente paga.

Mais benefícios

Além de receber diversos serviços gratuitos, os moradores de Estreito, Bom Jesus das Selvas e São João do Sóter também poderão realizar o cadastro para concorrer ao sorteio gratuito de troca de geladeiras. Para se cadastrar é necessário que o cliente esteja inscrito na Tarifa Social de Energia Elétrica; ser morador da cidade em que está se inscrevendo; ser o titular da conta, estar em dia com a Equatorial Maranhão e possuir uma geladeira velha em funcionamento. Além disso, os clientes devem levar a última conta de energia quitada, juntamente com o RG, CPF e o NIS.

A ação faz parte do programa E + Geladeira Nova, projeto da Equatorial Maranhão que promove a troca do refrigerador antigo por um novo, proporcionando maior economia e qualidade de vida às famílias de baixa renda. Esta iniciativa também faz parte do programa de Eficiência Energética da Distribuidora, regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (PEE/ANEEL), que tem atuado amplamente em diversos municípios do estado para garantir o fornecimento de energia elétrica e oportunidades de economia aos clientes. Com foco na colaboração mútua com a sociedade, as ações em prol dos clientes fortalecem o compromisso da Equatorial com a população maranhense.

Serviço:

Mutirões de Serviços Pelo Cliente Todo Dia

São João do Sóter

Onde: Ginásio Escola Mariano Campos – Av. Esperança S/N - Centro

Quando: 30 e 31 de janeiro

Horário: 8h às 17h

Alcântara

Onde: Praça do Galo - Rua Dr. Silva Maia, bairro Caravelas

Quando: 30 e 31 de janeiro

Horário: 9h às 16h

Estreito

Onde: Secretaria Municipal de Assistência Social Rua Bernardo Saboia n°37

Quando: 30 a 31 de janeiro

Horário: 9h às 17h

Bom Jesus das Selvas

Onde: Centro de Convivência – Rua dos Jamboeiros, S/N - Centro

Quando: 30 e 31 de janeiro

Horário: 9h às 17h

 Brasil piora no "Ranking de Corrupção"

Foi divulgado, nesta terça-feira (30), o novo “Ranking de Corrupção” que é medido pelo Índice de Percepção da Corrupção (IPC). De acordo com o levantamento baseado em 2023, o Brasil caiu 10 posições em relação ao ano de 2022.

O IPC analisa como especialistas e empresários enxergam a integridade do setor público nos 180 países pesquisados. A nota vai de zero a 100, onde zero significa “altamente corrupto” e 100 significa “muito íntegro”.

O Brasil somou somente 36 pontos e ficou apenas na posição de número 104, tendo a mesma pontuação de Ucrânia, Sérvia e Argélia.

Em relação aos países mais próximos, o Brasil ficou atrás de Uruguai (76 pontos), Chile (66 pontos), Cuba (42 pontos) e Argentina (37 pontos).

Vale ressaltar que quanto melhor a posição no ranking, menos o país é considerado corrupto. A Dinamarca é o país mais bem classificado com 90 pontos. A Somália recebeu a menor pontuação, com 11 pontos.(Blog do Jorge Aragão)

Ano eleitoral vai bater recorde de "emendas PIX"

Serão mais de R$ 8 bilhões em transferências especiais para 
estados e municípios 

As prefeituras de todo o país vão receber um abastecimento recorde neste ano com as emendas individuais de transferência especial, mais conhecidas como “emendas PIX”.

No orçamento de 2024, os parlamentares aplicaram R$ 8,1 bilhões para as transferências especiais, que devem ser transferidas para estados e municípios. O valor representa um terço das emendas impositivas.

O recurso é transferido diretamente da União para as contas das prefeituras e dos estados, sem necessidade de projeto, convênio ou justificativa dos parlamentares.

É uma espécie de cheque em branco, o que dificulta a fiscalização dos recursos. A emenda foi criada em 2019.

As transferências especiais superaram os recursos que devem ser aplicados no Desenvolvimento Social (R$ 657 milhões), Educação (R$ 628 milhões), Esporte (R$ 495 milhões), Integração Nacional (R$ 355 milhões) e Cultura (R$ 303 milhões).

A Saúde recebe, obrigatoriamente, pelo menos 50% do repasse, o que representa R$ 13 milhões para este ano.