terça-feira, 9 de julho de 2024

Gestão de Fábio Gentil faz investimentos importantes na saúde de Caxias 

Principais postos de atendimento do Município estão com sua farmácias abastecidas

Medicamentos adquiridos pela Prefeitura de Caxias para 
abastecer os postos de saúde do Municipio 

No início do ano, o Sistema Único de Saúde (SUS), como um todo sofreu com o problema da ausência de matéria-prima para compor as substâncias, bem como a escassez de insumos para a produção de embalagens, o que explica a alta demanda de medicações como a dipirona, principal falta da época.

Passado esse período, onde não apenas o município de Caxias sofreu, a prefeitura de Caxias voltou a reabastecer, frequentemente, os Hospitais e UBSs do município.

O prefeito Fábio Gentil entende que, fazer investimentos para a compra de medicamentos é fundamental para garantir que os serviços de saúde atendam às necessidades da população, desta forma, melhorando a qualidade do atendimento médico no município.

Isso também reflete no funcionalismo do município, mostrando um compromisso significativo com a prevenção de doenças e o cuidado com a saúde pública, prioridades do governo que são cruciais para o desenvolvimento e o bem-estar da comunidade de Caxias, Maranhão.

“Investir na saúde dos caxienses nunca será um gasto para a prefeitura de Caxias, afinal, é nossa responsabilidade preservar o bem maior da população do município: que é a saúde da nossa gente”, ressalta o prefeito de Caxias, Fábio Gentil.

Fonte: Blog do Daniel Matos

Vai viajar nas férias? A Equatorial Maranhão dá dicas para evitar incidentes com a energia elétrica enquanto sua residência estiver desocupada


O mês de julho é marcado pelas férias escolares e muitas famílias aproveitam o período para viajar e desfrutar esse momento de lazer e descanso. Pensando na tranquilidade e bem-estar de quem escolheu aproveitar a temporada de férias viajando, a Equatorial Maranhão reuniu algumas dicas para economizar energia e evitar acidentes enquanto a residência estiver desocupada.

O Gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Maranhão, Renato Mendes, destaca a importância de adotar medidas de segurança ao viajar, evitando acidentes com a energia elétrica. "É importante que as pessoas fiquem atentas e desconectem das tomadas os aparelhos que não estiverem em uso no período em que a casa estiver vazia, evitando imprevistos", ressaltou.

Por isso, é necessário seguir algumas dicas para aproveitar com tranquilidade esse tempo fora de casa:

Retire os equipamentos eletrônicos da tomada. Além de oferecer mais segurança, essa ação resulta em economia de energia;

Os cabos de telefone, de antenas de televisão e de provedores de internet devem ser desconectados, pois também podem propagar sobretensões, que podem ser provocadas por incidência de raios, mesmo que esses aparelhos estejam em modo stand by;

Mantenha o funcionamento da geladeira no modo de intensidade mínima;

Não deixe as lâmpadas ligadas e sempre dê preferência as de LED, que são mais econômicas e duram cerca de 15 vezes mais que as fluorescentes.

"A Equatorial Maranhão reforça que é necessário praticar o consumo consciente de energia e estar alerta para evitar desperdícios. Dessa maneira, é possível aproveitar as férias, sem preocupação e prejuízos financeiros", pontuou Renato.

A Distribuidora reitera ainda que, ao seguir essas dicas e orientações, é possível aproveitar todo o conforto que a energia elétrica oferece, evitando incidentes. Vale lembrar que é de suma importância praticar os hábitos de consumo consciente o ano inteiro, economizando e preservando os recursos naturais.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

Inscrições para o vestibular da Uema estão abertas 

As inscrições para o Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (Paes) 2025, vestibular da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), foram abertas nesta segunda-feira (8) para 115 cursos de graduação, distribuídos em 20 municípios maranhenses. As inscrições seguirão até dia 9 de agosto.

Do total de 5.363 vagas oferecidas, 4.513 são para a Uema e 850 vagas para a Uemasul. As provas serão aplicadas em etapa única no dia 1º de dezembro nas cidades de São Luís, Colinas, Caxias, São João dos Patos, Bacabal, Barra do Corda, Balsas, Codó, Santa Inês, Coelho Neto, Timon, Pinheiro, Grajaú, Presidente Dutra, Lago da Pedra, Pedreiras, Zé Doca, Coroatá, Itapecuru-Mirim, São Bento, Imperatriz, Açailândia e Estreito.

“O Paes 2025 traz novidades bastante significativas com a inclusão de 13 novos cursos em diversos campi, ampliando as opções para quem deseja ingressar no ensino superior, sendo 11 novos para a Uema e dois para a Uemasul. São mais de 5 mil vagas que estarão à disposição dos nossos alunos. Portanto, estamos muito felizes, pois com esse edital será possível ofertar mais oportunidades para os jovens do nosso Estado”, celebrou o governador Carlos Brandão.

Podem se inscrever os candidatos que concluíram ou estejam cursando o 3º ano do Ensino Médio em 2024. Este ano, 14.913 candidatos foram isentos da taxa de inscrição. Os candidatos isentos também devem realizar a inscrição. Aqueles que não solicitaram a isenção previamente deverão pagar uma taxa de R$ 85,00.

“O lançamento desse edital é histórico para a Uema, pois nunca tivemos tantos novos cursos em um único edital. Esses novos cursos estão sendo oferecidos em 9 municípios do interior do Estado, o que traz oportunidade para quem não mora na capital de se qualificar com qualidade e aproveitar esse investimento que o Governo do Maranhão tem feito na educação superior”, disse o reitor da Uema, Walter Canales.

Os novos cursos oferecidos pelo Paes 2025 estão o curso de Direito em Timon, Lago da Pedra, Barra do Corda e Presidente Dutra; Tecnologia em Agropecuária em Itapecuru Mirim, Barra do Corda, Presidente Dutra e São Bento; Psicologia em Colinas; Enfermagem em Coelho Neto; Administração em Pinheiro; e Ciências Contábeis e Pedagogia em Estreito.

A prova do Paes inclui uma redação e uma prova objetiva com 60 questões. Os candidatos precisam, ainda, ler as obras literárias como “Romanceiro da Inconfidência” (Cecília Meireles), “Casa de Pensão” (Aluísio Azevedo) e “Manuelzão e Miguilim” (Guimarães Rosa).

Filho do cantor Zé Vaqueiro morre aos 11 meses

O filho de 11 meses do cantor Zé Vaqueiro com a empresária e influenciadora digital Ingra Soares morreu na madrugada desta terça-feira (9). 

Em comunicado aos fãs e seguidores, os pais de Arthur anunciaram a perda por meio de uma nota nas redes sociais, em que dizem que “Deus sabe de todas as coisas e decidiu que era hora do nosso Arthur se juntar a Ele e descansar”.

“Agradecemos do fundo de nossos corações o amor e as orações que nosso menino recebeu enquanto esteve entre nós”, comunicou o casal em nota.

Arthur nasceu julho de 2023 com a síndrome de Patau, uma malformação congênita decorrente da síndrome da trissomia do cromossomo 13.

A doença afeta os órgãos internos, incluindo o sistema gastrointestinal e o coração. (CNN Brasil)

Um novo refúgio para animais em Caxias: inaugurada a primeira etapa da Ong ALA

Animais vítimas de maus-tratos em Caxias agora têm um refúgio amplo e humanizado. A ONG União de Protetores dos Animais inaugurou no último dia 5 de julho, a primeira etapa do projeto, que promete ser um dos maiores do estado do Maranhão no cuidado com animais.

Entre os colaboradores essenciais para a criação da estrutura destacam-se os nomes da saudosa Dr. Márcia Marinho e do delegado Bruno Lima. Dra.Márcia Marinho teve uma contribuição fundamental para a realização do projeto, enquanto o delegado Bruno Lima, idealizador do projeto “Cadeia para Maus-Tratos”, tem atuado no combate e punição dos maus-tratos aos animais.

Cláudio, representante da ONG, destacou a importância da  nova área: “Com sua estrutura humanizada, o espaço deve ser um dos maiores”. Ele também mencionou a criação de uma rede de proteção para combater os maus-tratos.

Além de receber animais de pequeno porte, como cães e gatos, o projeto está se preparando para abrigar animais de grande porte, como cavalos, entre outros. Celso Gonçalo de Sousa, Cláudio, Carlos André Nunes de Oliveira (engenheiro civil responsável) e Rodrigo, todos protetores dos animais, foram homenageados com seus nomes na placa de inauguração dessa primeira etapa do projeto, que começa a funcionar no bairro Itapecuruzinho.

O espaço busca proporcionar um ambiente onde o amor e o cuidado prevaleçam, oferecendo um lar seguro e acolhedor para os animais resgatados.

A iniciativa reflete um grande avanço na luta contra os maus-tratos aos animais na região e promete ser um modelo de proteção e cuidado para outras localidades.

Blog do Diego Emir