quarta-feira, 24 de julho de 2024

TRE discute com generais e comandante do 24º BIS atuação do Exercito nas 133 cidades do Maranhão com pedido de força federal na eleição 

O presidente em exercício do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, desembargador Paulo Velten, recebeu na tarde desta terça, 23 de julho, a visita de 4 generais do Exército que estavam acompanhados do coronel Bruno Krepke Leiros Peixoto (comandante do 24º Batalhão de Infantaria de Selva), cuja sede é São Luís.

Os generais recebidos foram Luciano Guilherme Cabral Pinheiro (comandante militar do Norte), Julio Cesar Belaguarda Nagy de Oliveira (chefe do Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar do Norte), Deocleciano José de Santana Netto (chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Norte) e Roberto Furtado Batista (comandante da 22ª Brigada de Infantaria de Selva).

Juntos, trataram de assuntos de segurança relacionados às eleições 2024, uma vez que o Maranhão já requisitou força federal ao Tribunal Superior Eleitoral para atuar em 133 cidades (relacionadas abaixo) durante a votação. Cada pedido está fundamentado pelo juiz ou pela juíza eleitoral da zona a qual pertence, demonstrando a necessidade de reforço.

Também participaram da reunião a juíza auxiliar Manuella Viana (auxiliar da Corregedoria Regional Eleitoral, o diretor-geral Mário Lobão, o coronel Alexandre Magno (assessor de Segurança Institucional e Inteligência) e o tenente coronel Eduardo Pinheiro (assistente de Segurança Institucional e Polícia Judicial).

Municípios que aguardam deferimento de força federal por parte do TSE

Açailândia, Afonso Cunha, Alcântara, Alto Alegre do Maranhão, Alto Alegre do Pindaré, Amapá do Maranhão, Amarante do Maranhão, Anapurus, Apicum-açu, Araguanã, Arame, Axixá, Bacabal, Bacuri, Barra do Corda, Barreirinhas, Bela Vista do Maranhão, Benedito Leite, Bequimão, Boa Vista do Gurupi, Bom Jardim, Bom Jesus das Selvas, Bom lugar, Brejo, Buriti, Buriti Bravo, Buriticupu, Cachoeira Grande, Cajapió, Cajari, Cândido Mendes, Cantanhede, Capinzal do Norte, Carolina, Centro do Guilherme, Centro Novo do Maranhão, Chapadinha, Colinas, Conceição do Lago Açu, Coroatá, Cururupu, Dom Pedro, Esperantinópolis, Fernando Falcão, Formosa Serra Negra, Fortuna, Godofredo Viana, Gonçalves Dias, Governador Edson Lobão, Governador Eugênio Barros, Governador Luiz Rocha, Governador Nunes Freire, Graça Aranha, Grajaú, Humberto de Campos, Icatu, Igarapé do Meio, Itaipava do Grajaú, Jatobá, Jenipapo dos Vieiras, Junco do Maranhão, Lago da Pedra, Lago do Junco, Lago dos Rodrigues, Lago Verde, Lagoa Grande do Maranhão, Maracaçumé, Maranhãozinho, Mata Roma, Matinha, Milagres do Maranhão, Mirador, Mirinzal, Monte Altos, Morros, Nova Olinda do Maranhão, Nova Yorque, Olinda Nova do Maranhão, Palmeirândia, Parnarama, Passagem Franca, Pastos Bons, Pedro do Rosário, Penalva, Peri Mirim, Pinheiro, Pirapemas, Poção de Pedras, Porto Franco, Presidente Juscelino, Presidente Sarney, Presidente Médici, Primeira Cruz, Ribamar Fiquene, Sambaíba, Santa Filomena do Maranhão, Santa Helena, Santa Inês, Santa Luzia, Santa Luzia do Paruá, Santa Quitéria do Maranhão, Santa Rita, Santo Amaro do Maranhão, Santo Antônio dos Lopes, São Benedito do Rio Preto, São Bento, São Bernardo, São Domingos do Azeitão, São Domingos do Maranhão, São Félix de Balsas, São João Batista, São João do Paraíso, São João do Carú, São João do Soter, São José de Ribamar, São Luís (4), São Mateus do Maranhão, São Raimundo das Mangabeiras, São Raimundo do Doca Bezerra, São Roberto, São Vicente Férrer, Senador Alexandre Costa, Serrano do Maranhão, Sucupira do Norte, Tufilândia, Tuntum, Turiaçu, Turilândia, Tutóia, Urbano Santos, Viana, Vitorino Freire e Zé Doca.

Fonte: Blog do Daniel Matos

Queimadas no Maranhão crescem 32,59% neste mês de julho

Equatorial Maranhão alerta sobre os perigos dessa prática que, quando realizada próxima à rede elétrica, pode interferir no fornecimento de energia


De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o número de queimadas no Maranhão teve um aumento significativo, com 1.546 focos de incêndio registrados somente neste mês de julho, ultrapassando os 1.166 focos do mês anterior, o que representa um aumento de 32,59% em relação a junho. O último domingo (21), foi o dia com a maior quantidade de focos de queimadas no mês, com 263 pontos de queimadas identificadas pelo INPE. O Maranhão encontra-se em 5° lugar no ranking nacional dos estados mais afetados, com quase 4 mil focos este ano, sendo Balsas a cidade com o maior número de ocorrências no estado, ocupando a lista de municípios com mais focos em todo o país.

Com o objetivo de combater queimadas e incêndios florestais, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), anunciou na última sexta-feira (19), o início da nova temporada do Programa Maranhão Sem Queimadas. O decreto proíbe a realização de queimadas para fins de limpeza e manejo de áreas rurais no período entre 1º de agosto e 30 de novembro.

Impacto das queimadas na rede elétrica


Os pequenos focos de incêndio podem facilmente sair do controle e resultar em incêndios que causam danos ao meio ambiente e à saúde humana. Além disso, quando realizadas próximas à rede elétrica, as queimadas podem interferir no fornecimento de energia, acarretando em prejuízos para a população e para a Distribuidora. Um levantamento realizado pela Equatorial Maranhão revela que, de janeiro a junho, foram registradas 20 ocorrências de grande proporção na rede elétrica decorrentes de queimadas, número superior ao registro do mesmo período do ano passado.

O Gerente de Obras e Manutenção da Equatorial Maranhão, Manoel Romeiro, explica que as queimadas, quando realizadas perto da rede elétrica, podem causar curtos-circuitos, interrupções no fornecimento de energia nas áreas próximas ao local afetado. "Ocorrências desse tipo podem demorar a serem resolvidas, uma vez que o Corpo de Bombeiros precisa acionar nossas equipes para isolar a rede elétrica, permitindo assim uma atuação de forma segura. Somente após o combate ao incêndio é que realizamos a manutenção da rede danificada", afirmou o Gerente.

Além dos inúmeros danos à infraestrutura elétrica e prejuízos materiais, as queimadas trazem impactos negativos ao meio ambiente. Por isso, a Equatorial Maranhão destaca os cuidados essenciais para evitar acidentes com queimadas:

* Não queime lixo doméstico, principalmente nas proximidades da rede elétrica;  

* Não descarte fósforos e cigarros acesos às margens de rodovias ou próximos de vegetação; 

* Não acenda velas, nem fogueiras perto da vegetação;  

* Não faça queimadas para limpar pastagens ou plantio agrícola;  

* Procure fazer "aceiros" no terreno, eles ajudam a controlar o fogo em caso de acidentes;  

* Opte por realizar roçadas manuais ou com o uso de máquinas específicas. 

Por fim, ao presenciar riscos de incêndios próximos da rede elétrica, a Equatorial Maranhão deve ser acionada imediatamente, pela Central 116, e o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193. Jamais se aproxime da rede elétrica nessas situações.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

Em 213 anos de história, Câmara Municipal de Caxias realizará primeiro concurso público 


A Câmara Municipal de Caxias anunciou a abertura de inscrições para seu primeiro concurso público, após 213 anos de existência. O edital nº 001/2024 foi divulgado sob a gestão do presidente da Casa do Povo, vereador Ricardo Rodrigues de Matos.

O concurso, coordenado pelo Instituto Consulpam – Consultoria Público-Privada, oferecerá diversas vagas para o quadro permanente de pessoal. A seleção será composta por prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório.

Inscrições e Cronograma

As inscrições estarão abertas de 24 de julho a 24 de agosto de 2024, acessar site: https://www.consulpam.com.br Candidatos poderão solicitar isenção da taxa nos dias 24 e 25 de julho, sendo necessário comprovar doação de sangue ou baixa renda.

Provas e Resultados

A prova objetiva está agendada para o dia 27 de outubro de 2024. A divulgação do gabarito preliminar ocorrerá em 28 de outubro, com período de recursos nos dias 29 e 30 de outubro. O resultado final da prova objetiva será anunciado em 22 de novembro de 2024.

Requisitos e Documentação

Os candidatos devem atender a diversos requisitos, como não possuir vínculo impeditivo com a administração pública, comprovar idoneidade moral e boa saúde física e mental. A apresentação de documentos válidos de identificação com foto será obrigatória em todas as etapas.

Importância do Concurso

Este concurso representa um marco na história da Câmara Municipal de Caxias, promovendo maior transparência e oportunidade de ingresso por mérito. "Este é um grande e importante feito para nossa cidade e nossa gestão", afirmou o vereador Ricardo Rodrigues.

Para mais informações e acesso ao edital completo, os interessados devem visitar o site https://www.consulpam.com.br


Edital do Concurso Público da Câmara Municipal de Caxias
Acesse também (AQUI).

Fonte: Blog do Bino Bill 

No mesmo dia, Magno Bacelar (Nota 10) desiste da pré-campanha à prefeitura, volta atrás e marca convenção para o dia 02 

Blog do Domingos Costa

Terça-feira (23) bastante conturbada para o ex-deputado estadual e ex-prefeito da cidade de Chapadinha, Magno Bacelar, conhecido como “Nota 10”.

Na condição de pré-candidato a prefeito, Magno usou suas redes sociais na parte da manhã e anunciou a retirada de sua pretensão de disputar o comando do Executivo chapadinhense.

Assim que a “nota oficial” do Bacelar circulou no WhatsApp, Instagram e demais redes sociais a repercussão foi grande nada cidade. O bafafá foi tão intenso que Magno mudou de ideia no começou da tarde.

O comunicado da desistência foi apagado das suas redes sociais e “nota 10” publicou, imediatamente, um vídeo assegurando a continuação da sua pré-campanha. Ele aproveitou e marcou logo a data da sua convenção: 02 de abril da Mansão do Forró, a partir das 17h.

Vale destacar que Chapadinha conta com quatro nomes na disputa pela prefeitura: a favorita que é atual prefeita do PL, Belezinha; e os opositores Aldy Júnior (União Brasil), Josenildo Garreto (Podemos) e o próprio Magno Bacelar (PT).