sábado, 3 de agosto de 2024

Famem realiza evento online para esclarecimento sobre as eleições 2024

Na sexta-feira (02), a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) promoveu um evento online voltado para esclarecer dúvidas sobre as eleições de 2024.

O tira-dúvidas, parte das ações do programa Qualifica deste ano, que tem como tema os “Desafios do último ano de mandato”.

O evento ocorreu entre 9h e 17h e contou com a participação de representantes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA) e da equipe da Famem.

O tira-duvidas , acessível para todos os cidadãos do Maranhão, ofereceu a oportunidade de esclarecer questões relacionadas a registros de candidaturas e propaganda eleitoral. A chefe da seção de gerenciamento de dados do TRE-MA, Lucélia Rocha, e a gestora da assessoria de exames e contas eleitorais e partidárias, Adriane Saverbronn, foram as principais especialistas presentes.

A Famem foi representada pela coordenadora do Programa Qualifica, Renata Coqueiro, e pelo assessor jurídico, Ilan Kelson. Eles, juntamente com os representantes do TRE, responderam a perguntas e forneceram orientações detalhadas sobre o processo eleitoral.

O evento teve como objetivo promover uma maior compreensão das normas e procedimentos eleitorais, facilitando a participação informada dos candidatos e do público geral nas eleições municipais deste ano.

Professora Adalgiza vai celebrar aniversário de 90 anos com missa em ação de graças 

A professora caxiense Adalgiza Moreno de Sousa (foto acima), atualmente morando na cidade de Imperatriz, voltou à Caxias para celebrar, com uma missa em ação de graças, seu aniversário de 90 anos. 

A cerimônia religiosa acontece neste domingo (4), às 11hrs, na Igreja da Catedral e será celebrada pelo bispo diocesano Dom Sebastião Lima Duarte. 

Professora Adalgiza foi a primeira secretária Municipal  de Educação de Caxias, fundadora e diretora do Ginásio Orientado para o Trabalho (1969), hoje CEM César Marques. Mudou-se para Imperatriz onde ocupou o cargo de subsecretária de Educação Estadual. 

"Agradeço a Deus por ter colocado essa pessoa maravilhosa na minha vida, que muito contribuiu para minha formação no ensino fundamental", disse o Prof.Paulão (Na foto abaixo ladeado pela professora Adalgiza). 

Jornal Nacional aponta indícios de envolvimento do prefeito de São Luís no caso de R$ 1 milhão deixado em veiculo 

O Jornal Nacional, principal telejornal e com maior audiência do país, destacou nesta sexta-feira, 2 de agosto, o caso de valores superiores a R$1 milhão deixado em um veículo nesta semana no bairro do Renascença. Na reportagem, ficou evidente um suposto envolvimento do prefeito Eduardo Braide (PSD), no caso.

Os dois envolvidos no caso são ex-assessores da Prefeitura e do gabinete do deputado estadual Fernando Braide. Trata-se de Carlos Augusto Diniz da Costa, o Makilas, que se apresentou como dono do Clio, mesmo não sendo o proprietário real e Guilherme Ferreira Teixeira, que já trabalhou para Eduardo Braide na Câmara Federal e na Prefeitura de São Luís, assim como estava nomeado na Assembleia Legislativa.

Eduardo Braide não pode ser responsabilizado pelos atos dos seus ex-assessores, a questão é que um dos veículos que aparece na imagem está em nome da sua mãe, Antônia Maria Martins Braide, falecida em 2010.

Para piorar, a sogra do médico Antônio Carlos Salim Braide, mais conhecido como “Tonho”, Eline Loiola mora nas imediações.

Eduardo Braide deve ao mínimo uma explicação do envolvimento de tantas pessoas e do veículo próximos ao seu entorno.

Assista o vídeo clicando AQUI