Calor aumenta no estado e o consumo de energia elétrica pode ficar mais alto
Equatorial Maranhão dá dicas de economia nesse período mais quente
Os dias estão cada vez mais quentes em todo o Maranhão e, recentemente, municípios das regiões sul, leste, centro e oeste entraram na lista de alertas de baixa umidade e temperaturas acima do normal do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o que aumenta a sensação de calor, provoca desconfortos e riscos à saúde, como o ressecamento da pele, olhos, boca e nariz, até chance de desidratação. Para o meio ambiente, os riscos são as queimadas em terrenos e incêndios florestais.
Nesse período, historicamente o consumo de energia elétrica tende a aumentar, pois, para aliviar o calor, as pessoas utilizam mais aparelhos, como ar-condicionado e ventilador, abrem mais a geladeira para se hidratar e tendem a ficar mais em casa, aumentando também o tempo de uso de computadores, televisores, entre outros eletroeletrônicos.
Dicas da Equatorial Maranhão para economizar energia
Para desfrutar do conforto que a energia elétrica proporciona, ainda mais em época de temperaturas elevadas e baixa umidade do ar, é essencial planejamento e muita atenção aos detalhes, que podem ajudar a controlar a conta de luz e economizar no fim do mês.
Entre as principais dicas da Equatorial Maranhão, estão:
Aposte em aparelhos como ar-condicionados, freezers e geladeiras que tenham o selo de avaliação do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), que garante maior economia e menos desperdício de energia. Quando for trocar ou adquirir um novo aparelho, toda atenção para o selo Procel ao escolher o modelo.
Economizar energia é possível também com a adoção de hábitos simples, mas de grandes efeitos, principalmente para o bolso do consumidor. De modo geral, vale seguir dicas como estar sempre alerta para não deixar luzes acesas nos cômodos sem pessoas. Da mesma forma, deve-se tirar da tomada os aparelhos que não estiverem sendo usados, evitando deixar os mesmos ligados no modo stand by, que também consomem energia. Para fazer tarefas em casa, a dica é apostar na luz natural, deixando cortinas e janelas abertas para que a luminosidade natural entre nos ambientes o maior tempo possível.
Substituir as antigas lâmpadas incandescentes e fluorescentes pelas de LED em todos os ambientes da casa é outra ação que faz toda a diferença. E, para o planejamento doméstico, lembre-se de acumular as roupas sujas para utilizar a máquina de lavar de uma só vez; assim como na hora de passar roupas com ferro elétrico, vale passar tudo de uma vez, para não ficar ligando e desligando o aparelho ao longo do dia, provocando um consumo ainda maior.
E para aqueles que são os maiores aliados do conforto em tempos de calor, mas também grandes vilões no que diz respeito ao consumo de energia elétrica, valem dicas importantes, tais como:
Geladeiras e Freezers:
Verifique se a borracha de vedação está em boas condições;
Evite abrir e fechar a porta da geladeira muitas vezes durante o dia;
Não utilize as serpentinas (grades) que se encontram na parte de trás do aparelho para secar roupas, sapatos ou toalhas;
O calor pede uma água bem gelada e mais hidratação, então, vale fazer uso também das garrafas térmicas ao longo do dia, para não ficar abrindo e fechando a geladeira;
Ar-condicionado:
Mantenha portas e janelas fechadas durante o uso do ar-condicionado;
Coloque a temperatura em 24º;
Desligue o equipamento ao deixar o ambiente;
Programe o ar-condicionado para desligar 30 minutos antes de acordar;
Mantenha os filtros do aparelho sempre limpos.
Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão