quarta-feira, 14 de agosto de 2024

Magistrados e advogados alvo da PF foram denunciados pelo Banco do Nordeste 

Blog do Gilberto Leda

O Banco do Nordeste (BNB) emitiu nota no fim da manhã desta quarta-feira, 14, sobre a "Operação 18 Minutos" deflagrada pela Polícia Federal no bojo de uma investigação de fraudes processuais para saques de alvarás judiciais no Maranhão.

A ação mira quatro desembargadores, dois juízes, ex-juízes, servidores do Judiciário, advogados e particulares.

No comunicado, a instituição financeira afirma que, “na condição de vítima”, denucia, há mais de um ano, ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e à Corregedoria do próprio Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) “reiteradas decisões arbitrárias contra a instituição”.

Apenas em um caso, relatado na decisão do ministro João Otávio Noronha, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que autorizou a operação, o banco alega ter sofrido um prejuízo de R$ 14 milhões.

Veja a íntegra da nota:

”O Banco do Nordeste (BNB), a respeito do noticiário sobre operação da Polícia Federal relativa à venda de sentenças judiciais desfavoráveis ao banco, informa que representou junto ao Conselho Nacional de Justiça e à Corregedoria do Tribunal de Justiça do Maranhão, sendo a última reclamação feita há cerca de um ano, as reiteradas decisões arbitrárias contra a instituição. O BNB está plenamente à disposição das autoridades policiais e judiciárias para colaborar com as investigações em curso, na condição de vítima, e permanece comprometido com a transparência e a legalidade em todas as suas operações.”

Empresas caxienses participam de projeto “Tração Figital” e lançam loja virtual

Projeto desenvolvido pelo Sebrae atendeu dez empresas da cidade no intuito de impulsionar vendas


O e-commerce, ou comércio eletrônico, vem crescendo no Brasil de forma acelerada nos últimos anos, devido à forma eficaz de alcançar um público maior e impulsionar vendas. E acompanhando esse crescimento, dez empresas de Caxias, atendidas pelo projeto “Tração Figital”, lançaram suas lojas virtuais. 

Um evento com clientes e parceiros, na última sexta-feira, 09, marcou o lançamento oficial das lojas. Na oportunidades, empreendedores puderam apresentar suas páginas, com oferta de produtos e serviços. “Estamos há mais de três décadas no mercado e nos acostumamos com a loja física, com o atendimento presencial.  A loja virtual é um grande desafio, mas acredito muito nessa proposta, porque recebemos todas as orientações e acompanhamento do Sebrae”, disse a empreendedora Josiane Maia, proprietária da Livraria Graúna.

Promovido pelo Sebrae, por meio da sua Unidade de Negócios em Caxias, o projeto “Tração Figital” propõe que lojas físicas ampliem sua comercialização através do digital. Nosso intuito é levar oportunidade de aumento de vendas para essas empresas, pois a loja virtual permite atingir um público maior do que uma loja física. Além disso, o empreendedor pode dar mais visibilidade aos seus negócios, utilizando de estratégias de divulgação para atrair mais visitantes e compradores de todo o país”, explicou a gestora de projeto do Sebrae Maranhão, Graziele Queiroz.

Os irmãos Tiago Malta e Olavo Neto (foto acima) também foram atendidos pelo projeto e comemoraram o lançamento do site da “Confortos”. “Esse negócio foi criado por nosso pai e hoje estamos ao lado dele gerenciando e dando um passo importante passo no mundo digital. Temos consciência que o site vai exigir de nós tanto quanto a loja física, mas estamos preparados e acreditamos que essa é uma ótima oportunidade de expandir o negócio e ampliar as vendas para todo o país”, disse Tiago Malta.

Além da “Livraria Graúna” e “Confortos”, lançaram suas lojas virtuais, as empresas “D’Ju Kids”; “Narcle Jóias”; “Glenda Stories”; “Cidadela”, “Lucimar Modas”; “Bike Leste”; e “Itec Geek”. Todas as lojas receberam o Troféu Global pela participação no projeto Tração Digital.



Gentil Neto dará largada em sua campanha a prefeito de Caxias com mega caminhada da vitória, sexta-feira, dia 16 

O candidato a prefeito de Caxias Gentil Neto (PP) dará a largada em sua campanha, na próxima sexta-feira (16), com a mega caminhada da vitória. Acompanhado do vice da sua chapa, Dr. Eugênio Coutinho, do prefeito Fábio Gentil, da deputada federal Amanda Gentil e demais lideranças do seu grupo, o jovem líder político será seguido por uma multidão, que expressará, mais uma vez, a vontade dos caxienses na eleição de 6 de outubro.

A mega caminhada terá início às 16h11 (o número onze identifica o Progressista, partido ao qual Gentil Neto é filiado), com ponto de concentração no Posto Alecrim, no bairro Vila Lobão.

Clique aqui e assista ao vídeo.

O gigantesco ato político reunirá dezenas de milhares de pessoas, com participação de famílias e grupo de amigos, todos todos juntos para dar a largada na campanha, rumo à vitória de Gentil Neto e do Dr. Eugênio Coutinho.

Policia Federal deflagra operação no Tribunal de Justiça do MA 

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (14), a Operação 18 Minutos, para apurar a atuação de organização criminosa suspeita da prática de crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no Tribunal de Justiça do Maranhão.

Policiais federais cumprem 55 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça, nos estados do Maranhão, Pará e Rio de Janeiro. Também são cumpridas outras medidas cautelares, como o afastamento de cargos públicos, sequestro e indisponibilidade de bens e monitoramento eletrônico.

De acordo com as investigações, a organização criminosa é suspeita de atuar na manipulação de processos do Tribunal de Justiça do Maranhão com o intuito de obter vantagem financeira. São investigados os crimes de organização criminosa, corrupção ativa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

As primeiras informações dão conta que a operação alcançou os gabinetes de pelos menos três desembargadores.