quinta-feira, 13 de março de 2025

Professores do 6º ao 9º ano participam de Encontros Pedagógicos de Áreas 

Professores do 6º ao 9º ano da Rede Municipal de Ensino estão participando de Encontros Pedagógicos de Área. O objetivo do encontro é planejar as atividades mensais e anual a fim de aprimorar os conhecimentos pedagógicos para o ano letivo de 2025, além de organizar o ensino de forma estratégica, garantindo um aprendizado mais eficiente e alinhado às necessidades dos alunos.


Os encontros acontecem dos dias 11 a 14 de março, sendo o primeiro dia voltado aos educadores das áreas de Geografia, Arte e Educação Física. O Encontro Pedagógico de Áreas reúne professores de: artes, matemática, ensino religioso, geografia, filosofia, educação física, língua portuguesa, história, técnicas agrícolas, ciências e língua inglesa.


Kelma Lima, coordenadora da disciplina de Educação Física, falou sobre o assunto tratados no encontro. “Esse é nosso primeiro encontro, de acolhimento, onde vamos fazer o alinhamento de todos os conteúdos que serão trabalhados na disciplina Educação Física em 2025, todo alinhado com a Base Nacional Comum Curricular”, disse.


“Esse encontro deixa os professores por dentro de todos os assuntos e conteúdos que precisam ser trabalhados”, disse o professor de Educação Física, Dorival Alves. 

A coordenadora da disciplina de Geografia, Fátima Assen, também ressaltou sobre os temas debatidos no encontro. “Estamos tratando do calendário escolar e ações pedagógicas que serão elencadas durante o ano. Esse encontro é de planejamento, no próximo encontro, teremos formação pedagógica”, contou.


Os docentes discutem a estrutura dos eventos escolares, a aplicação de testes e avaliações, e a implementação de medidas importantes, como a proibição do uso de celulares durante as aulas. A proposta é promover um ambiente mais focado e produtivo para o aprendizado. A professora de Geografia, Josélia Fernanda, destacou a importância do encontro. “É de suma importância para termos uma base, para que a educação seja uniforme, e que nenhum professor trabalhe conceitos diferentes dá realidade, ainda mais esse ano que temos dar mais ênfase à ordem da Base Nacional Comum Curricular. É importante também termos esse contato com outros professores e sabermos o que se passa nas outras escolas, a realidade do que está acontecendo”, frisou.


Além do planejamento e orientações, foram realizadas oficinas práticas com os profissionais, que permitiram descobrir novas metodologias, estreitando a teoria e prática na rotina escolar. A coordenadora da disciplina de Artes, Maria de Nazaré, falou sobre o assunto. “Hoje estamos trabalhando os conteúdos que serão ministrados, e como temos profissionais que são formados em outras áreas, estamos fazendo uma oficina de maquete. Agora, eles estão construindo a maquete da fachada da própria casa e vamos fazer de forma tridimensional. Escolhemos a maquete porque temos muitas atividades dentro da escola e como eles não tem muitas habilidades na prática, começamos com ela. A aula de arte é mais dinâmica, então os professor tem que trabalhar muita prática, além do conteúdo teórico”, disse.


“Esse momento é muito importante para nós educadores porque, no meu caso, crua com a disciplina por não ter ministrado antes. Está sendo uma novidade boa, um momento muito produtiva, ao qual estamos buscando nos aperfeiçoar”, finalizou Analiene Silva, professora de Artes.


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