sexta-feira, 28 de março de 2025

São João do Sóter: auditoria do TCE-MA mira contratos suspeitos de superfaturamento na gestão da ex-prefeita Josa  

Ex-prefeita Joserlane Silva Bezerra de Araújo 

O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) determinou a realização de uma auditoria nos contratos de limpeza pública firmados pela Prefeitura de São João do Sóter entre 2021 e 2024. A decisão foi tomada em sessão plenária e mira possíveis irregularidades e fraudes envolvendo as empresas LST Service Ltda (antiga Servicol Ltda) e Glaudisson Renis Assunção Silva Ltda.

A fiscalização atende a uma representação que questiona a contratação dessas empresas, especialmente no exercício financeiro de 2023, sob a gestão da ex-prefeita Joserlene Silva Bezerra de Araújo (foto acima). A medida segue a Decisão PL-TCE nº 433/2023, que já havia determinado a interrupção dos pagamentos à empresa contratada em agosto do ano passado.

Durante a auditoria, o Tribunal verificará se os serviços contratados foram efetivamente prestados, analisando os registros de controle dos veículos e funcionários envolvidos, os relatórios de fiscalização e liquidação dos pagamentos, além de investigar se houve superfaturamento nos valores contratados.

A decisão foi unânime entre os conselheiros e teve parecer favorável do Ministério Público de Contas, representado pelo procurador Douglas Paulo da Silva. O relator do caso, conselheiro-substituto Antônio Blecaute Costa Barbosa, destacou que a auditoria busca garantir a transparência e a correta aplicação dos recursos públicos no município.

Blog do Minardi