segunda-feira, 28 de abril de 2025

Investimentos em segurança do trabalho fortalecem as equipes operacionais do SAAE Caxias


Para garantir um ambiente de trabalho seguro e preservar a saúde dos seus colaboradores, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Caxias tem intensificado os investimentos em segurança do trabalho, reforçando a importância do uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva (EPIs) e da adoção de práticas que promovam o bem-estar das equipes operacional e administrativa.

O colaborador do SAAE Caxias, Gean Ferreira, que exerce a função de motorista, reconhece hoje a importância dos EPIs para a realização das atividades do dia a dia com mais tranquilidade e proteção, mas ele já se envolveu em um acidente e reconhece que sua vida foi salva devido ao uso dos EPIs. “Eu estava de EPI no dia, ainda bem. Ele salva e evita muita coisa, porque todo acidente é evitável. A gente é que é negligente. Mas, se eu não tivesse, teria me machucado ainda mais”, afirma.

Vale lembrar que um ambiente de trabalho seguro vai além da prevenção de acidentes. Ele proporciona maior qualidade de vida aos trabalhadores, reduz licenças médicas e afastamentos, além de impulsionar a produtividade e fortalecer o clima organizacional.


Para o diretor-geral do SAAE Caxias, Evimar Barbosa, os cuidados com a segurança refletem o respeito com cada colaborador. “Nosso maior patrimônio são as pessoas. Investir em segurança do trabalho é investir na valorização do servidor, na prevenção de riscos e na qualidade dos serviços prestados à população”, destacou.

Entre os principais objetivos da segurança do trabalho, destacam-se a prevenção de doenças ocupacionais, como lesões, dores musculares e limitações funcionais que podem comprometer as atividades diárias dos profissionais. A redução desses problemas garante a integridade física dos colaboradores e reflete diretamente em um serviço público mais eficiente.


O técnico em Segurança do Trabalho do SAAE Caxias, Rivelino Barbosa, reforça que a prevenção é o melhor caminho. “A gente tem uma preocupação muito grande com a questão dos colaboradores, não só na sede, mas também no campo, e nas áreas urbana e rural. Acompanhamos todos os serviços, verificamos a questão dos uniformes; dos EPIs; a saúde do trabalhador em geral, para que eles trabalhem da forma correta, para que venham para o serviço e retornem para suas casas em segurança”, explicou.

Com esse olhar atento à saúde dos trabalhadores, o SAAE Caxias reforça a sua missão que é oferecer serviços de saneamento básico de excelência, utilizando soluções sustentáveis que contribuam para a saúde e qualidade de vida da comunidade.