terça-feira, 21 de janeiro de 2025

TCE alerta gestores públicos sobre obrigatoriedade de recadastramento de dados  

O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA) emitiu ofício circular alertando os administradores e demais responsáveis por órgãos, fundos e entidades municipais sob sua jurisdição para a obrigatoriedade de proceder ao recadastramento no órgão.

A inserção das informações deve ser realizada por meio de acesso ao Sistema de Informações Gerenciais e de Responsáveis (SIGER).

O SIGER tem como finalidade reunir informações detalhadas sobre gestores, responsáveis, assessores e usuários dos sistemas institucionais, abrangendo tanto os ordenadores de despesas, sob a jurisdição do TCE, que já possuem cadastro no sistema quanto aqueles que serão cadastrados na ferramenta pela primeira vez.

Para os objetivos do SIGER, considera-se “Administrador” o (responsável) titular da Unidade Prestadora de Contas (UPC) perante o TCE/MA. Por “demais responsáveis”, entende-se os (responsáveis) não titulares de UPC, tais como: secretários municipais de governo, controladores gerais, contadores públicos e agentes responsáveis pela realização de procedimentos licitatórios.

A não inclusão ou atualização dos dados no SIGER pode resultar na impossibilidade de envio das prestações de contas ao TCE, bloqueio de acesso aos sistemas eletrônicos, suspensão do recebimento de citações e intimações de processos em tramitação e multas. Por isso, é fundamental que os Ordenadores de Despesas e/ou Responsáveis mantenham seus cadastros atualizados para garantir a continuidade dos serviços e o cumprimento das obrigações legais.

Os administradores e demais responsáveis por órgãos, fundos e entidades municipais que não tiveram alterações em suas funções devem apenas informar ao TCE, por meio de ofício, a sua permanência nos respectivos cargos e funções.

Para o secretário de fiscalização do TCE, Fábio Alex de Melo, a manutenção do cadastro atualizado, com informações confiáveis e precisas, é uma segurança tanto para o gestor quanto para o TCE, uma vez que esses dados permitem uma interação eficaz e rápida com os fiscalizados, oportunizando o integral cumprimento de todas determinações do controle externo.

Alô Ministério Público! Prefeita de São João do Sóter, nomeia irmão e sobrinha para seu secretariado

O super-secretário Luis Lacerda, prefeita Lacerda e a vice Rosy
Araújo, vistoriam obras no municipio 
A prefeita de São João do Sóter, Lacerda, deu o comando das Secretarias de Administração, Finanças, Infraestrutura e Saúde para seus parentes. As nomeações foram através dos Decretos nº 005/2025 e 007/2025, de 02 de janeiro de 2025.   

As pastas citadas acima estão sendo controladas pelos familiares, Luis Martinho Cavalcante Lacerda (irmão) e Keylla Lacerda (sobrinha). 

Luis Lacerda, que é ex-vereador de Caxias, está sendo chamado de 'super-secretário'. De acordo com relatos de moradores da vizinha cidade ele vem conduzindo as três secretarias com "mão de ferro".

Em tempo - O ato da prefeita Lacerda nomeando (ver abaixo) seus parentes de 1º grau para cargos no primeiro escalão da sua gestão evidencia-se nepotismo.  

Vale ressaltar que recentemente, por determinação expressa do STF, o governador Carlos Brandão foi obrigado a destituir de alguns cargos parentes seu que haviam sidos nomeados. 

Abaixo os decretos com as nomeações do super-secretário Luis Lacerda (Adminsistração, Finanças e Infraestrutura) e Keylla Lacerda (Saúde). 



Feliz aniversário Dra. Cleide Coutinho 

                                                                          (foto arquivo) 

Completa idade nova nesta terça-feira (21), a médica, empresária e ex-deputada estadual Dra Cleide Coutinho (foto acima). 

Parabéns Dra. Cleide! Hoje é um dia muito especial, pois a senhora completa mais um ano de vida. Curta muito o seu aniversário ao lado das pessoas que mais ama.