Professores do 6º ao 9º ano participam de Encontros Pedagógicos de Áreas
Professores do 6º ao 9º ano da Rede Municipal de Ensino estão participando de Encontros Pedagógicos de Área. O objetivo do encontro é planejar as atividades mensais e anual a fim de aprimorar os conhecimentos pedagógicos para o ano letivo de 2025, além de organizar o ensino de forma estratégica, garantindo um aprendizado mais eficiente e alinhado às necessidades dos alunos.
Os encontros acontecem dos dias 11 a 14 de março, sendo o primeiro dia voltado aos educadores das áreas de Geografia, Arte e Educação Física. O Encontro Pedagógico de Áreas reúne professores de: artes, matemática, ensino religioso, geografia, filosofia, educação física, língua portuguesa, história, técnicas agrícolas, ciências e língua inglesa.
Kelma Lima, coordenadora da disciplina de Educação Física, falou sobre o assunto tratados no encontro. “Esse é nosso primeiro encontro, de acolhimento, onde vamos fazer o alinhamento de todos os conteúdos que serão trabalhados na disciplina Educação Física em 2025, todo alinhado com a Base Nacional Comum Curricular”, disse.
“Esse encontro deixa os professores por dentro de todos os assuntos e conteúdos que precisam ser trabalhados”, disse o professor de Educação Física, Dorival Alves.
A coordenadora da disciplina de Geografia, Fátima Assen, também ressaltou sobre os temas debatidos no encontro. “Estamos tratando do calendário escolar e ações pedagógicas que serão elencadas durante o ano. Esse encontro é de planejamento, no próximo encontro, teremos formação pedagógica”, contou.
Os docentes discutem a estrutura dos eventos escolares, a aplicação de testes e avaliações, e a implementação de medidas importantes, como a proibição do uso de celulares durante as aulas. A proposta é promover um ambiente mais focado e produtivo para o aprendizado. A professora de Geografia, Josélia Fernanda, destacou a importância do encontro. “É de suma importância para termos uma base, para que a educação seja uniforme, e que nenhum professor trabalhe conceitos diferentes dá realidade, ainda mais esse ano que temos dar mais ênfase à ordem da Base Nacional Comum Curricular. É importante também termos esse contato com outros professores e sabermos o que se passa nas outras escolas, a realidade do que está acontecendo”, frisou.
Além do planejamento e orientações, foram realizadas oficinas práticas com os profissionais, que permitiram descobrir novas metodologias, estreitando a teoria e prática na rotina escolar. A coordenadora da disciplina de Artes, Maria de Nazaré, falou sobre o assunto. “Hoje estamos trabalhando os conteúdos que serão ministrados, e como temos profissionais que são formados em outras áreas, estamos fazendo uma oficina de maquete. Agora, eles estão construindo a maquete da fachada da própria casa e vamos fazer de forma tridimensional. Escolhemos a maquete porque temos muitas atividades dentro da escola e como eles não tem muitas habilidades na prática, começamos com ela. A aula de arte é mais dinâmica, então os professor tem que trabalhar muita prática, além do conteúdo teórico”, disse.
“Esse momento é muito importante para nós educadores porque, no meu caso, crua com a disciplina por não ter ministrado antes. Está sendo uma novidade boa, um momento muito produtiva, ao qual estamos buscando nos aperfeiçoar”, finalizou Analiene Silva, professora de Artes.
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