sexta-feira, 28 de março de 2025

São João do Sóter: auditoria do TCE-MA mira contratos suspeitos de superfaturamento na gestão da ex-prefeita Josa  

Ex-prefeita Joserlane Silva Bezerra de Araújo 

O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) determinou a realização de uma auditoria nos contratos de limpeza pública firmados pela Prefeitura de São João do Sóter entre 2021 e 2024. A decisão foi tomada em sessão plenária e mira possíveis irregularidades e fraudes envolvendo as empresas LST Service Ltda (antiga Servicol Ltda) e Glaudisson Renis Assunção Silva Ltda.

A fiscalização atende a uma representação que questiona a contratação dessas empresas, especialmente no exercício financeiro de 2023, sob a gestão da ex-prefeita Joserlene Silva Bezerra de Araújo (foto acima). A medida segue a Decisão PL-TCE nº 433/2023, que já havia determinado a interrupção dos pagamentos à empresa contratada em agosto do ano passado.

Durante a auditoria, o Tribunal verificará se os serviços contratados foram efetivamente prestados, analisando os registros de controle dos veículos e funcionários envolvidos, os relatórios de fiscalização e liquidação dos pagamentos, além de investigar se houve superfaturamento nos valores contratados.

A decisão foi unânime entre os conselheiros e teve parecer favorável do Ministério Público de Contas, representado pelo procurador Douglas Paulo da Silva. O relator do caso, conselheiro-substituto Antônio Blecaute Costa Barbosa, destacou que a auditoria busca garantir a transparência e a correta aplicação dos recursos públicos no município.

Blog do Minardi 

Nova investigação mira mais oito Prefeituras do Maranhão por irregularidades no Fundeb 

Novo inquérito instaurado pelo Ministério Público Federal (MPF) mira mais oito Prefeituras do Maranhão. Esse já é o quarto procedimento investigatório que aberto para coibir irregularidades em contas do Fundeb no Estado.

Os Executivos de Amarante do Maranhão, Estreito, Governador Edison Lobão (Ribeirãozinho), Imperatriz, Porto Franco, São Francisco do Brejão, São João do Paraíso e Itinga do Maranhão, estão na mira do MPF.

O inquérito está sendo comando pelo procurador do República, Felipe Fróes, que iniciou os procedimentos após o Tribunal de Contas da União (TCU), em parceria com o GTI – FUNDEF/FUNDEB, realizar uma inspeção que identificou irregularidades nas contas de alguns entes estaduais e municipais destinadas ao recebimento e movimentação dos referidos recursos.

Segundo informações divulgadas pelo MPF, o Ofício Circular nº 12/2025 da 1ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF, reforçou a necessidade da existência de conta única e específica titularizada pela Secretaria de Educação para a movimentação dos recursos do Fundeb.

Mesquita emitiu uma Recomendação aos prefeitos para que tomem medidas cabíveis para sanar as irregularidades.

Lula perderia para Bolsonaro e Michele em eventual 2º turno, diz pesquisa 

CNN Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) perderia em um eventual segundo turno na eleição de 2026 para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e para a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), segundo pesquisa Futura Inteligência divulgada nesta quarta-feira (26).

No cenário com Bolsonaro — que está inelegível até 2030 após condenações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) –, o ex-presidente chega a 51,1% e Lula, 37,3%.

Com Michelle, a ex-primeira-dama tem 48,5% e o atual chefe do Executivo, 37,3%.

Já os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo, Ronaldo Caiado (União), de Goiás, e Ratinho Jr. (PSD), do Paraná, aparecem numericamente na frente de Lula no comparativo, mas há um empate técnico dentro da margem de erro, que é de 3,1 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Para o levantamento, a Futura Inteligência ouviu 1.000 pessoas, por entrevista telefônica, entre os dias 19 e 22 de março. O índice de confiança é de 95%.

Veja os comparativos:

2º TURNO – LULA X BOLSONARO

  • Jair Bolsonaro (PL): 51,1% (46% em novembro/2024)
  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 37,3% (41,1% em novembro/2024)
  • Ninguém/branco/nulo: 11% (10,5% em novembro/2024)
  • Não sabe/não respondeu: 0,6% (2,4% em novembro/2024)

2º TURNO – LULA X MICHELLE

  • Michelle Bolsonaro (PL): 48,5% (43,3% em novembro/2024)
  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 37,3% (43,7% em novembro/2024)
  • Ninguém/branco/nulo: 13,4% (11,3% em novembro/2024)
  • Não sabe/não respondeu: 0,7% (1,7% em novembro/2024)

2º TURNO – LULA X TARCÍSIO

  • Tarcísio de Freitas (Republicanos): 42,3% (45,4% em novembro/2024)
  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 37,6% (42% em novembro/2024)
  • Ninguém/branco/nulo: 18% (11% em novembro/2024)
  • Não sabe/não respondeu: 2,1% (1,6% em novembro/2024)

2º TURNO – LULA X RATINHO JR.

  • Ratinho Jr. (PSD): 40,6% (37,3% em novembro/2024)
  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 37,2% (44,2% em novembro/2024)
  • Ninguém/branco/nulo: 20,5% (13,8% em novembro/2024)
  • Não sabe/não respondeu: 1,6% (4,7% em novembro/2024)

2º TURNO – LULA X CAIADO

  • Ronaldo Caiado (União): 37,8%
  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 37,3%
  • Ninguém/branco/nulo: 22,6%
  • Não sabe/não respondeu: 2,3%

O Globo: Flávio Dino e a possibilidade de ser o nome da esquerda a disputar a Presidência  

As recentes intervenções do ministro Flávio Dino no julgamento dos golpistas no STF fizeram subir sua cotação como eventual nome da esquerda para disputar a Presidência em 2026, em alguns nichos políticos.

O maranhense de 56 anos, que arquiteta seus votos com anotações feitas à mão, fez a alegria dessa turma ao dizer, por exemplo, que há alguns militares golpistas que “são mais apaixonados por suas armas do que por seus cônjuges”.

Mas é claro que a bola está com Lula, mesmo tendo 81 anos em 2026. É ele quem vai decidir se será ou não candidato. Mesmo se não concorrer, pode optar por uma pessoa mais próxima e do PT, como o ministro Fernando Haddad, que concorreu à Presidência em 2018. Além disso, Dino pode ficar mais 19 anos no STF e se aposentar em 2044.

Em tempo: numa entrevista recente à repórter Bianca Gomes, do “Estadão”, o marqueteiro Pablo Nobel, que trabalhou na campanha de Tarcísio de Freitas ao governo de São Paulo e de Javier Milei no segundo turno das eleições argentinas, apontou Flávio Dino como o melhor nome da esquerda para 2026: “Ele é articulado, ágil no debate e forte nas redes, e a passagem pelos Três Poderes também pesa a favor”.

É. Pode ser. (O Globo)