domingo, 30 de março de 2025

Maranhão abre 1,4 mil novos empregos formais em fevereiro 

O Maranhão registrou, em fevereiro, um saldo de 1.470 novos postos de trabalho com carteira assinada, resultado de 24,2 mil admissões e 22,7 mil desligamentos no mês.

Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) e foram divulgados nesta sexta-feira, 28 de março, pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

O resultado é positivo também para o primeiro bimestre do ano, período em que o estado soma 2,6 mil novas vagas formais. Já nos últimos 12 meses, o saldo registrado no Maranhão é de 22,4 mil empregos.

O estoque, ou seja, a quantidade total de pessoas formalizadas trabalhando no estado, chegou a 661,7 mil pessoas.

Em fevereiro, o Maranhão apresentou desempenho positivo em quatro dos cinco grandes grupamentos de atividades econômicas.

O destaque foi o setor de Serviços, que terminou o mês com um saldo de 626 vagas.

Na sequência aparecem Indústria (420), Agricultura (347) e Comércio (330). O setor de Construção (-253) teve saldo negativo.

No estado, as novas vagas com carteira assinada foram ocupados, em sua maioria, por pessoas do sexo masculino (1.057).

Pessoas com ensino médio completo foram as principais atendidas (1.027) com as vagas no Maranhão. Jovens entre 18 e 24 anos são o grupo com maior saldo de vagas no estado: 1.660.

O município de Balsas teve o melhor saldo no estado em fevereiro, com 235 novos postos.

A cidade tem hoje um estoque de 25 mil empregos formais. Na sequência dos municípios com melhores desempenhos no mês de fevereiro no estado aparecem a capital São Luís (226), Paço do Lumiar (162), Timon (132) e Tasso Fragoso (108).

Deputada estadual Daniella reafirma compromisso com o desenvolvimento sustentável de Caxias 

A deputada estadual Daniella destacou a transformação de resíduos industriais em produtos de valor agregado com o secretário municipal de Governo de Caxias, Arthur Quirino

A deputada estadual Daniela reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento sustentável de Caxias, destacando a transformação de resíduos industriais em produtos de valor agregado. Durante a reunião, o secretário de Governo Arthur Quirino apresentou propostas inovadoras, com o apoio do prefeito Gentil Neto e da deputada federal Amanda Gentil.

A responsabilidade ambiental foi destacada como essencial para o progresso do município, promovendo práticas conscientes e soluções sustentáveis. A transformação de resíduos industriais reduz impactos ambientais, impulsiona a economia local e cria empregos.

Clique aqui e assista ao vídeo.

Projetos como o Museu do Futuro e o Espaço TEC capacitam jovens para o mercado de trabalho, enquanto o aplicativo para transporte escolar moderniza o sistema com eficiência. A valorização dos professores e a implementação de bombeiros civis nas escolas garantem segurança e qualidade na educação.

Com essas iniciativas, Caxias avança como modelo de desenvolvimento responsável, unindo inovação e cuidado ambiental.