sexta-feira, 4 de abril de 2025

Gestores do SAAE/Caxias visitam o Porto do Itaqui


A equipe do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Caxias realizou uma visita técnica ao Porto do Itaqui, em São Luís (MA). A programação começou com uma palestra institucional sobre o funcionamento e a importância estratégica do complexo portuário, considerado o maior do Brasil em movimentação de cargas e o maior porto estatal do Nordeste.

Mantido pelo Governo do Maranhão, o Porto do Itaqui possui 320 metros de cais e nove berços operacionais, sendo um importante elo logístico para os estados do Maranhão, Piauí, Tocantins, Bahia e Mato Grosso.


O professor e Assessor Administrativo da EMAP, Afrânio Weber, mediador da palestra, destacou a importância da visita da equipe do SAAE Caxias e a relevância da troca de experiências. “É fundamental que instituições públicas estejam abertas ao diálogo e à cooperação técnica. O Porto do Itaqui é uma referência nacional, e compartilhar essas práticas com o SAAE fortalece a gestão pública como um todo. Ficamos satisfeitos em receber uma equipe comprometida com a melhoria contínua dos serviços prestados à população”, afirmou.

Evimar Barbosa (diretor SAAE/Caxias) 

Durante a visita, os representantes do SAAE dialogaram com as gerências Jurídica e Administrativa do Porto com o objetivo de conhecer de perto as boas práticas de gestão desenvolvidas no local. Segundo o diretor-geral do SAAE Caxias, Evimar Barbosa, "a troca de experiências foi muito produtiva, com destaque para a discussão sobre novas soluções e o aprimoramento dos serviços de gestão financeira, contratos e arrecadação".

O assessor Administrativo-Financeiro, Vinícius Marques, enfatizou que "a iniciativa reforça o compromisso do SAAE Caxias com a busca constante por inovação, eficiência e qualidade na prestação dos serviços públicos".


Precatório do Fundef: com Orçamento da União aprovado, 2ª parcela dos professores do MA começara a ser paga 

Professores da rede ensino do Estado do Maranhão estão na expectativa pelo recebimento da segunda parcela dos “Precatórios do Fundef”.

Os valores ainda não foram pagos por conta da demora na aprovação, pelo Congresso Nacional, do Orçamento da União para 2025, o que só ocorreu no dia 20 de março. 

Com o texto agora aprovado, o Governo Federal já está autorizado a fazer as transferências devidas aos estados, o Maranhão aí incluído.

Segundo apurou o blog com fontes da Seduc, assim que os recursos forem depositados na conta específica, o governo estadual organizará o repasse aos profissionais.

Blog do Gilberto Leda 

Grupo de empresários oferece quase R$ 4 milhões para trazer Vasco X Flamengo para o estádio Castelão em São Luís 

Ainda sem estádio definido para o clássico contra o Flamengo, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro, o Vasco recebeu uma proposta para disputar a partida no Castelão, em São Luís, no Maranhão. Um grupo de empresários propôs pagar R$ 1,9 milhão para cada clube, além de cobrir os custos da viagem do time vascaíno.

A informação foi divulgada pelo jornalista Venê Casagrande. No momento, o Vasco ainda não respondeu à oferta. Antes dessa proposta, a diretoria cruzmaltina sugeriu realizar o jogo em São Januário com torcida única, permitindo apenas vascaínos no estádio. No entanto, o Flamengo se manifestou publicamente contra essa possibilidade.

Em nota oficial divulgada na quarta-feira (3), o clube rubro-negro reforçou que não aceita a exclusão de sua torcida do clássico e cobrou providências das autoridades responsáveis pela segurança nos jogos no Rio de Janeiro.

“O Flamengo estará pronto para disputar a partida contra o Vasco da Gama, mas não aceita que a maior torcida do país seja deixada de fora da festa. O clube entende que o BEPE, órgão responsável pela segurança nos jogos de futebol no Rio de Janeiro, deve garantir a integridade física e a segurança de todos os torcedores. A presença da Nação Rubro-Negra é indispensável para que o espetáculo esteja completo”, declarou o Flamengo.

Agora, o Vasco analisa as opções disponíveis antes de tomar uma decisão sobre o local da partida. (Blog do Diego Emir)