Lobão Filho cresce quase 1 ponto percentual por dia, revela pesquisa...
Levantamento do instituto DataM, encomendado por aliados do comunista Flávio Dino, revela que o senador do PMDB superou a casa dos 12% de intenção de votos em apenas 15 dias – mesmo fora do Maranhão e sem fazer campanha. O índice de Lobão Filho mostra fortíssimo potencial eleitoral, que deve se consolidar a partir de suas viagens pelo interior
Lobão Filho, ao ser recebido por lideranças em São Luís (imagem: Flora Dolores/O EstadoMaranhão)
Mesmo com todas as ressalvas que se possa fazer à pesquisa do Instituto DataM, divulgada hoje, o números apresentados revelam – sob qualquer aspecto que se leia – o forte potencial eleitoral do candidato do PMDB ao governo, senador Lobão Filho.
Em apenas 15 dias de campanha – e ainda se recuperando de duas cirurgias – Lobão Filho alcançou, segundo o instituto, 12,2% de intenções de voto, o que dá quase 1 ponto percentual por dia, desde que seu nome foi apresentado como candidato.
É preciso ressaltar que Lobão Filho não fez campanha eleitoral e não participou de nenhum evento político desde que seu nome foi anunciado - a pesquisa fechou no dia 22, um dia antes da chegada do candidato a São Luís, cujo impacto ainda não foi medido.
Os números do DataM (reprodução: blog do John Cutrim)
A pré-candidatura de Lobão Filho veio a público no dia 6 de abril. E ele permaneceu fora de São Luís desde então. Mesmo assim, chegou a registrar quase 1 ponto percentual de intenção de voto por dia, nas últimas três semanas.
O DataM ouviu 1,5 mil eleitores entre os dias 19 e 22, e tem margem de erro de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TRE sob o número 0006/2014.
Lobão Filho só deve iniciar agora o primeiros contatos eleitorais, com lideranças e populares no interior.
Mas, a avaliar pela pesquisa DataM – com todas as ressalvas possíveis – o candidato do PMDB mostra-se fortemente competitivo.
E, neste ritmo, poderá polarizar com o principal adversário até a convenção.
É aguardar e conferir…
com informações do blog do Marco Deça