quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Serviços disponíveis na internet facilitam a vida dos maranhenses

Saiba como solicitar ligação nova e reativação sem sair de casa

 


Prezando pelo bem-estar da população, a Equatorial Maranhão continua estimulando seus clientes a utilizarem os canais de atendimento digitais e evitarem ir às agências presenciais durante a pandemia. Por isso, a Companhia indica o passo a passo para solicitação de ligação nova e reativação, serviços que o cliente pode pedir direto no site da distribuidora.
 

Antes de tudo, deve-se saber diferenciar o serviço de ligação nova e de reativação. Ligação nova é a solicitação de fornecimento de energia elétrica para uma nova conta contrato que está sendo conectada à rede de distribuição pela primeira vez.

 

Para isso, o consumidor deve entrar no site da distribuidora: www.equatorialenergia.com.br, ir até a aba de solicitações e serviços e clicar em solicitar ligação nova. Com todos os documentos pessoais em mãos, o representante ou titular da conta contrato deve fazer uma simulação de carga no próprio site, descrevendo todos os aparelhos eletrodomésticos que tem no imóvel. 

 

Ao informar a carga, o cliente também é orientado sobre qual disjuntor e condutores deve utilizar e, seguindo corretamente essas orientações, garante maior segurança para as suas instalações elétricas. Se a potência for igual ou inferior a 75 kW, trata-se de uma ligação comum, do Grupo B. Mas se carga instalada for acima de 75 kW a ligação pertence ao Grupo A e precisa solicitar uma ligação de grande cliente.

 

A Gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Maranhão, Mirelly Carvalho, explica a importância da observação em relação ao prazo de vistoria. “A distribuidora verifica a existência da rede de distribuição que possibilite o pronto atendimento da unidade consumidora, contudo, caso haja necessidade de execução de obras para o atendimento, o prazo de vistoria começará a ser contado a partir do primeiro dia útil subsequente ao da conclusão da obra”, ressalta.

 


Já a reativação, trata-se de um pedido de fornecimento para uma conta contrato que já possuiu energia elétrica anteriormente e teve o fornecimento desligado a pedido do cliente anterior. É muito importante solicitar o serviço correto para evitar que o pedido seja indeferido e para que a Companhia possa fazer o atendimento de forma ideal e no menor prazo possível. Neste caso, após acessar o site www.equatorialenergia.com.br, o cliente segue para a aba de solicitações e serviços, clicar em solicitar reativação (novidade no site) e preenche com seus dados pessoais, anexando os documentos necessários para a comprovação do vínculo.

 

Em ambas as solicitações, os clientes de baixa renda inscritos no Cadastro Único, com integrantes na família que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), indígenas que possuem o RANI (Registro Administrativo de Nascimento Indígena), ou quilombolas podem se cadastrar para receber ao benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica, um programa do Governo Federal que dá descontos na conta de luz. Se estiver tudo certo com a documentação, no faturamento seguinte o cliente já receberá o benefício.

 

Prazos - vale ressaltar que para ambos os pedidos (ligação nova ou reativação, grupo B ou A, há um prazo diferente para conclusão do pedido e que também pode variar de acordo com a área do solicitante.

 

Área urbana: 3 dias úteis para vistoria e 2 dias úteis para a ligação.

Área rural: 5 dias úteis para vistoria e 5 dias úteis para ligação.

 

Documentação necessária – no caso de pedidos via site, o cliente deve anexar os documentos, como os de identificação, fotos do padrão de energia, entre outros que são listados durante o procedimento no site.

 

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

Justiça do Maranhão suspende o fechamento das agências do Banco do Brasil em todo o pais 

Liminar concedida nesta quarta-feira (03), determina a suspensão do fechamento das agências enquanto durar a pandemia de Covid-19 no Maranhão. Ação foi movida pelo Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB-MA)

Agencia do Banco do Brasil, Volta Redonda (Caxias MA) 

A Justiça do Maranhão concedeu nesta quarta-feira (03), uma liminar suspendendo o fechamento das agências do Banco do Brasil em todo o pais durante a pandemia de Covid-19. A decisão barra o plano da instituição em fechar mais de 200 agências e implantar um plano de de demissão voluntaria que deve atingir mais de 5 mil funcionários, como havia sido anunciado em 11 de janeiro. 

A liminar foi concedida pelo juiz Douglas de Melo Martins, titular da Vara de Interesses Difusos e Coletivos da Comarca da Ilha de São Luis e a ação foi movida pelo Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB-MA). 

A imprensa, o juiz explicou que a decisão tem efeito em todo o pais ter erga-omnes, ou seja, tem eficacia contra todos e para toda a comunidade. Segundo Douglas de Melo Martins, o Banco do Brasil ainda não foi intimado e a decisão e os efeitos da decisão ainda devem demorar. 

Na decisão, o juiz determina que as agências permaneçam abertas e mantenha o funcionamento pleno enquanto durarem as medidas para o enfrentamento da pandemia no pais. Após a publicação, o banco tem até 15 dias para se manifestar e o Ministério Publico do Maranhão deve acompanhar o caso. 

Para o Sindicato, a pratica do fechamento das agencias é considerada abusiva. A entidade explica que o fechamento pode causar transtornos para os correntistas das agencias, que vão precisar se deslocar para outras unidades ou municípios, para utilizarem os serviços do banco. 

No Maranhão, serão cinco agências fechadas em quatro municípios. São elas:

Caxias - agência Volta Redonda (foto acima); 

São Luis - agencias do Cohatrac e do Centro Histórico;

Bacabal . agência Teixeira Mendes;

Imperatriz - agencia da Praça da Cultura 

Homem com tornozeleira eletrônica é preso com arma de fogo no bairro Antenor Viana  

Na noite dessa terça-feira (2), a Polícia Militar prendeu um homem de 28 anos com tornozeleira eletrônica por porte ilegal de arma de fogo no bairro Antenor Viana. 

Flagrante ocorreu quando, em rondas pelo bairro, a equipe do Esquadrão Águia avistou ele acompanhado de um homem de 24 anos em atitude suspeita. A dupla desobedeceu a voz de parada da PM, mas foi interceptada.

Em busca pessoal, a PM encontrou em poder do homem com tornozeleira eletrônica um revólver calibre 38, com quatro munições intactas. Ele admitiu à guarnição militar que a arma não possuía documentação.

A dupla e a arma apreendida foram apresentadas no 1º Distrito Policial.


Portal Noca 

Enfermeiro Sansão Pinheiro é nome cotado para assumir a direção do Hospital Geral Gentil Filho 

Sansão Pinheiro foi candidato a vereador e ficou como 
suplente 

O enfermeiro Sansão Pinheiro é nome em alta cotação para assumir o cargo de diretor do Hospital Geral Gentil Filho. Sansão Pinheiro exerceu pelo período de 04 anos a gestão do Hospital Regional de Timbiras, deixando o cargo em julho do ano passado, para cumprimento da legislação eleitoral. Foi candidato a vereador de Caxias pela legendo do Republicanos e ficou como suplente. O enfermeiro obteve no pleito eleitoral a expressiva votação de 1.111 (1,36%) votos. O provável futuro titular do HGGF desfruta de boas relações e prestígio com o prefeito Fábio Gentil e também com o presidente da Câmara Municipal, vereador Teodulo Aragão. 

Decretada suspensão do ponto facultativo durante o carnaval no Maranhão 

Governador decreta que segunda e terça de carnaval serão dias utéis
no estado 

O governador Flávio Dino anunciou nas redes sociais que na segunda e terça-feira de carnaval não será ponto facultativo no serviço público estadual. O governo já havia determinado que estão proibidas as festas carnavalescas que gerem aglomerações durante o período momesco.

“Além da suspensão das festas de carnaval em todo o Estado, informo que dias 15 e 16 de fevereiro (segunda e terça) serão dias normais no serviço público estadual, não incidindo qualquer feriado ou ponto facultativo. Medida acompanha orientação do Fórum de Governadores do Brasil”, escreveu. 

terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Nosso Centro: Casarões da capital maranhense ganham colorido especial

Lançamento oficial da primeira fase do projeto aconteceu nesta terça-feira (2).

Para a execução do "Cores da Cidade", o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Cultura (Secma) em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), realizou nesta terça-feira (2) o lançamento oficial da primeira fase do projeto, que vai oferecer serviços de pintura e melhoria de fachadas em 31 imóveis particulares do Centro Histórico da capital maranhense. Como parte das ações do programa "Nosso Centro", as ruas centenárias de São Luís ganharão um colorido especial nos próximos meses.

O lançamento do projeto Cores da Cidade aconteceu com a visita dos secretários de Estado Anderson Lindoso (Cultura) e Catulé Júnior (Turismo), onde verificaram de perto o início dos trabalhos em casarões localizadas nas ruas Padre Antônio e Oscar Galvão, duas das oito vias que receberão intervenções na primeira etapa do projeto.

Segundo o secretário de Estado do Turismo, Catulé Júnior, o projeto Cores da Cidade é mais um aliado na preservação e dará um brilho especial ao turismo maranhense. “O Centro Histórico é uma área que desperta interesse de todos os visitantes que chegam no Maranhão e essa ação promovida pelo o Governo do Estado do Maranhão, tem como objetivo a preservação e revitalização da nossa história e cultura, transmitindo a identidade do povo maranhense e renovando o sentimento de pertencimento dos moradores do local”.

De acordo com o secretário de Cultura, o Cores da Cidade é mais uma ação dentro do programa Nosso Centro que visa revitalizar a área do centro histórico de São Luís. “Nessas ruas nós estamos pintando as casas de particulares, para que elas possam ter mais vida nesse bairro, trazer mais o sentimento de pertencimento e com base nesse trabalho elas possam preservar cada vez mais o nosso patrimônio histórico”, pontuou Anderson Lindoso.



Nosso Centro

Consolidado como o maior pacote de obras e intervenções no Centro Histórico de São Luís, o programa Nosso Centro tem ações em andamento no total de R$ 48,9 milhões.

Nos anos de 2019 e 2020, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), por meio do Programa Mais Qualificação e Turismo, qualificou 317 pessoas do Centro Histórico, inseridas no Programa Nosso Centro. Técnicos da Setur estão criando roteiros para serem lançados após as fases requalificação do Nosso Centro.

Como parte das ações do programa Nosso Centro, a Setur lançou em fevereiro de 2020, o App “Maranhão de Encantos”, entregue e disponível para ser baixado no google play e no Apple Store. (baixe já: encurtador.com.br/cBWZ7)

Na plataforma, o usuário escolhe o idioma (português, espanhol e inglês), a cidade que quer conhecer e tem acesso a informações sobre praças, igrejas, casas de cultura, com a opção de dicas de roteiro de acordo com quantidade de dias e região que estará no Maranhão.

Com diversas cidades mapeadas, o app oferece a possibilidade de montar sua lista de locais favoritos a conhecer.

Setur

Flávio Dino descarta lockdown neste momento 

O governador Flávio Dino, descartou a possibilidade de um novo lockdown neste momento


O líder do Executivo Estadual, utilizou as redes sociais para repassar a informação. Nesta terça-feira (2), a Defensoria Pública do Estado fez um pedido para que fosse tomada tal atitude por parte do Governo do Estado, diante do aumento do número de casos da covid-19.

Pelo menos por enquanto essa possibilidade está descartada.

O secretário Estadual de Indústria e Comércio, Simplício Araújo, também utilizou as redes sociais, pediu cautela e diálogo neste momento.